Nesta aula veremos dois novos sinais usados na escrita da partitura. São a ligadura e o ponto de aumento.
Estes dois elementos não precisam necessáriamente ser escritos juntos, um é independente do outro. Eles estão sendo explicados na mesma aula somente pelo fato de em algumas veses seus efeitos se pareçam.
A ligadura nada mais é do que uma linha curva que colocada sobre ou sob notas de mesma entonação, isto é mesma posição na pauta, determina que o som de ambas as notas se somem.
Observe a pronúncia da nota, escrita sob a ligdura na figura abaixo.
O som das notas ligadas se une.
Observação; a ligadura pode ser colocada também sobre mais de uma nota, com mesmo nome ou não.
Seu efeito será, o mesmo citado nos exemplos acima. Se todas as notas tiverem o mesmo som, seus sons irão se somar um ao outro. Se as notas tiverem sons diferentes a passagem de uma para a outra será feita sem agressividade, o mais suave possível.
Ponto de aumento nada mais é do que um ponto colocado à direita da cabeça da nota, que aumenta, à essa mesma nota,metade do seu valor.
Analise:
Se a mínima, no exemplo acima, no primeiro compasso,tinha dois tempos de duração,no segundo compasso, já com o ponto de aumento, ela passou a ter três tempos. Seu valor normal, mais a metade dele, que nosse caso é mais um tempo. Daí a mínima pontuada ter três tempos. (SO O OL) Como visto no 2º compasso do exemplo.
O uso do ponto de aumento da ligadura ou de qualquer outro elemento da notação musical fica a critério de quem compõe o arranjo musical.(notação musical é tudo o que é usado para representar de forma escrita os sons musicais)
Não entendeu? vagnerbatera@msn.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário