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22 - Bateria

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Vamos abordar agora a teoria musical aplicada à bateria.




Por não ser um instrumento de som definido, (a bateria não toca notas musicais como do,re,mi...) há uma particularidade em sua escrita na pauta.

Na escrita da partitura para bateria, nas posições da pauta onde antes eram lidas notas musicas, agora serão lidos os tambores e pratos.

Calma! Eu vou explicar.
A figura acima é o exemplo de uma melodia escrita para um instrumento qualquer.
DO, SI, RE, FA, LA, MI, SOL, DO.

Agora observe como os tambores e pratos da bateria podem ser escritos na pauta;

Ao invés das notas lemos tambores e pratos.

Repare que a clave usada para designar a escrita para Bateria também é diferente.
Embora exista muito material didático voltado para Bateria escrito na clave de fá, é bom que se saiba que esta é a clave usada para inormar ao músico que a pauta esta escrita para bateria, ou ainda algum instrumento de percussão que não toque notas como DO<>
  • Procure dominar leitura (divisão rítmica) e fluência em ler os tambores na partitura.( Isso é que vai possibilitar que seus estudos usando métodos ecritos sejam mais proveitosos)

    • Não se atenha somente à partitura para estudar Bateria. Procure repetir os ritmos e as viradas que você ouve em seu estilo de música preferido, identificando exatamente em que tambor ou prato o baterista está tocando. Procure perceber e reproduzir o que ele faz. (Toque de ouvido)

    • Sempre que possível, estude usando metrônomo. Este é seu fiel amigo. Ajudará a evitar flutuações no andamento e te dar segurança para não atravessar na música, principalmente quando for executar viradas ou solos, sejam eles simples ou mais complexos.

    • Não seja um mero colecionador de métodos. Aprenda a examinar seu material e a extrair aquilo que realmente lhe fará evoluir.

    • Quando estiver tocando, preste atenção ao som que você está extraindo do seu instrumento. Toque seus tambores ou pratos no lugar exato onde eles te dão o melhor som. Seja auto crítico.(sem excessos)

    • Esteja atento a intensidade (força) com que você toca. Lembre-se que potência sem controle não é nada. Se você conseguir adquirir velocidade e precisão, controlando a dinâmica, você está no caminho certo.

    • Lembre-se sempre que as músicas tem na maioria dos casos, introdução, parte a,b, às vezes c, d, além do refrão. Saiba se colocar na música. Não saia fazendo viradas e solos indiscriminadamente. Aprenda a sustentar ritmo, respeite a proposta da música. Muitos bateristas sequer percebem as nuances nas músicas.
    • Não perca seu tempo apenas admirando bateristas famosos. Saiba que tudo o que eles fazem é fruto de muito estudo e condicionamento. Assista, pesquise, vá a workshops, mas procure reter aquilo que lhe for proveitoso e vá a luta. Não se compare a eles agora. Avalie-se a si mesmo. Sua evolução em relação a um momento aterior seu. Quando se der conta, você estará no nível dos profissionais. Basta focar nos estudos.

    Além desses conselhos, o que julgo mais importante é que você que quer realmente se envolver no universo da música, tire proveito disso para melhorar sua qualidade de vida.

    Hoje existem universidades que possuem bandas de música e que oferecem bolsas de estudos, às vezes integrais, aos músicos, dando-lhes a oportunidade de se formar e crescer profissionalmente.

    Além disso, todos os anos são abertos concursos públicos oferecendo vagas para músicos dos mais diversos instrumentos. Seja nas forças armadas, guardas municipais, polícias militares, teatros municipais, enfim, o que não faltam são oportunidades para musicos realmente dedicados.

    Tenha sempre um foco e mantenha-se perseverante.



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