Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente!

VIOLÃO E GUITARRA

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009


Muita gente me pergunta se existe diferença entre guitarra e violão? Existe, e muita! Apesar de teoricamente o violão e a guitarra serem iguais — seis cordas, mesma afinação, mesmos acordes —, na prática eles tem funções completamente diferentes. O violão é usado (principalmente no contexto de louvor) como instrumento de base, enquanto a guitarra é um instrumento de detalhes — é a “cobertura do bolo”. É claro que existem momentos em que a guitarra é quem manda, mas no geral, principalmente se você tiver um piano ou um violão (ou os dois!), sua função é preencher os espaços deixados pelos outros instrumentos.Uma boa dica é ouvir o que os outros músicos estão tocando antes de decidir o que você vai tocar.
Base x solo
Na verdade, essa história de ter uma guitarrista só para base e outra apenas para solo praticamente não existe mais. O guitarrista moderno tem que estar preparado para fazer bem as duas funções. Dificilmente alguém vai chamá-lo para tocar apenas solo. Lembre-se: a palavra chave para o guitarrista de hoje é versatilidade. Um bom solo é mais do que saber qual escala usar. É preciso entrar no clima da música, captar a idéia, o que a música está querendo comunicar.
Segredos do bom guitarrista
É claro que algumas pessoas têm mais facilidade em aprender um instrumento do que outras, mas uma coisa que todo bom músico tem em comum são muitas horas de estudo. Não existe formula mágica, procure um bom professor e acima de tudo estude, estude, estude. Outra coisa importante é saber que sempre há muito o que aprender com os outros. Humildade é essencial para se desenvolver como músico.
A seguir, algumas dicas práticas para chegar lá:
1) Ouça muita música – Compre um bom fone de ouvido, vá para o seu quarto, apague a luz e ouça com atenção.
2) Ouça de tudo – Não tenha preconceito com algum estilo musical, amplie seus horizontes. Existe música boa e música ruim em qualquer estilo.
3) Invista no seu equipamento – É melhor você ter apenas uma boa guitarra, um bom amplificador e um bom pedal delay do que ter um monte de equipamento ruim que só vai te dar dor de cabeça.
4) Estude, estude, estude – Procure um bom professor, bons métodos, freqüente cursos e workshops etc.
5) Divirta-se – Nada disso faz sentido se tocar guitarra não for algo prazeroso.

Fonte: Vineyard Music Brasil
www.artmaia.com
www.artmaiashop.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário