A noite de segunda-feira (14) foi especial para as duplas sertanejas Danillo e Daniella, Cido e Leno e Janderson e Anderson. Eles foram, respectivamente, os vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugares do 1º Festival de Música Sertaneja Cultura AM e Canta Cidade. A final do concurso foi no Teatro Calil Haddad, em Maringá, com plateia praticamente cheia, que não hesitava na torcida. A apresentação ficou por conta de Cristiano Silva, Leonardo Filho e Pedro Santos.
As três duplas foram as que receberam a maior pontuação da parte do júri, com 13 integrantes. Ao todo, eram 20 finalistas, que se apresentaram ao vivo na grande final da segunda-feira. Antes disso, todos eles passaram por duas eliminatórias, uma na Cultura AM e outra no programa televisivo Canta Cidade. Na primeira eliminatória, entre os dias 15 e 28 de julho, participaram todas as 102 músicas inscritas no festival – que precisavam ser de autoria própria.
Danillo e Daniella, que, além de dupla sertaneja, são marido e mulher, venceram o primeiro lugar com a música “Beleza do Meu Sertão”. Eles, que moram em Astorga, conquistaram os jurados com uma toada campeira, bem ao estilo caipira. “A música raiz [caipira] foi o início de tudo”, disse Danillo, que assina a composição. “Todo o resto [ele se refere aos subgêneros da música sertaneja, como o sertanejo universitário] vieram dela.”
Há praticamente 20 anos juntos, o casal já participou de outros festivais e mostras de música – antes do Festival de Música Sertaneja, a dupla se apresentou na última edição do Festival de Música Cidade Canção (Femucic), também
Cido e Leno também não são de Maringá. Eles vieram de Paraíso do Norte. A música que lhes garantiu o segundo lugar foi “Vida de Roceiro”, também no velho e bom estilo caipira. “Compus essa música há cerca de dois anos, para participarmos de um festival em Paranavaí, mas nem fomos classificados”, contou, logo após a premiação, Leno, que é pintor. Para o companheiro de palco dele, Cido, que trabalha como pedreiro, a esperança de vencer durou até o último minuto.
O terceiro lugar foi para Janderson e Anderson, de Maringá. Com apenas um ano e meio de carreira e pouca idade – o primeiro tem 21 anos e o segundo, 18 –, eles animaram o público com a música “Vou Deixar Você”. Diferentemente das duas primeiras, eles são adeptos do sertanejo universitário, em voga nos últimos anos. “Nunca pensei que, em tão pouco tempo, tanta coisa boa nos aconteceria”, comemorou Janderson. Eles gravaram o primeiro CD, homônimo à dupla,
Prêmios
O
Os outros 17 participantes também ganharam medalhas de participação e receberão em breve o DVD do festival. Para os 102 inscritos, incluindo os finalistas, a organização do evento enviará certificados. Para Franklin Vieira da Silva, presidente do grupo O Diário, que se pronunciou pouco antes de o festival começar, com a apresentação da Orquestra Eu, a Viola e Deus, de Santa Fé, a quantidade de inscritos surpreendeu. “Foi maior do que o esperado”, disse . " Texto e fotos no site do Jornal o Diario"
http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/225743dffda
Nenhum comentário:
Postar um comentário