Vou colocar algumas palavras sobre o meu trabalho. Desde que iniciei minha jornada como professor de violão (1998), venho dizendo: "Estou vivendo uma fase do tipo ..., experimentando ..., preparando novidades (didáticas) e sempre melhorando a maneira de lidar com o aluno e desenvolver um caminho agradável e eficiente para uma história de sucesso.
Hoje, ao invés de me colocar em uma determinada "fase" (experimentando linguagens e preparando novas aulas), posso dizer com franqueza que atingi o nível de competência. São onze anos... Uai, então quer dizer que eu já sei tudo? E com isso garanto que todos atingirão seus objetivos com o violão? Sim,passa por aí.
" Então quer dizer que já sei tudo?"
Sim. APRENDI A APRENDER. Como violonista já tenho o meu "couro grosso". Já levei grandes obras do repertório clássico para o palco, conheço o "caminho das pedras". Sei o que é repetir várias vezes uma mesma passagem ao metrônomo e no fim do dia ter colocado o traseiro na cadeira pelo período de algumas horas de trabalho e concentração. Sei o que é estudar duas ou três digitações diferentes da mesma passagem e não ver resultado, depois de certa insistência poder optar por uma delas. É perfeitamente suficiente para traçar o caminho de uma pessoa interessada ao instrumento. Conheço os métodos, já estudei vários, tive inúmeros professores e colegas de trabalho em conservatórios e escolas de música.
Posso afirmar com resultados na prática que tenho uma vasto conhecimento sobre a iniciação ao violão e com orgulho. Ainda preciso de "estoque", ou seja, aulas preparadas, mas isso é questão de tempo. Hoje mesmo preparei uma canção do Lô para Ana e fiquei na noite passada até as 02:00 da matina, escrevendo o meu ESTUDO Nº3,de minha autoria totalmente dedicado aos alunos. E olha que neste tempo eu deveria ter estudado o Concerto que estou preparando...
Sei até onde é "iniciação", tenho objetivos claros e matérias bem definidas para este perfil. Hoje posso dizer com clareza que tenho todos os recursos necessários para programar o tempo de curso de todos que frequentam minhas aulas. Ao término do primeiro mês já posso classificar o aluno, segundo meus critérios.
"E com isso garanto que todos atingirão seus objetivos com o violão?".
Dependo da resposta do aluno. O professor tem sua parcela de responsabilidade, assim como o aluno tem a dele. "Só não posso tocar para a pessoa ".
É comum receber o aluno sem que o mesmo tenha estudado o material proposto durante a semana. INFELISMENTE.
Vou dar um exemplo. Há três semanas passei uma pérola da música popular, "Todo azul do mar - 14 Bis" Música linda, motiva, encanta, é repertório para qualquer ambiente.
Mudei a tonalidade desta canção para facilitar a vida do aluno. Vou chamar este aluno de "lerdo". Pois bem, o lerdo não estudou o único acorde ( G7+, sem pestana e muito fácil de decorar)que ficou como tarefa para esta música. Na segunda semana também não estudou, nem escutou a música, e olha que ela está pronta aqui no blog, baixada, é apertar o play e som no coração. Na terceira semana também não mudou nada. O que esperar de um aluno desse? E as escalas que passei? e as ... ? Minha consciência está super tranquila.
Entendo que relação profesor/aluno é uma troca. O professor tem a responsabilidade em mãos ,transfere parte desta responsa para o aluno mas Se o aluno NÃO faz a sua parte, essa troca acaba. Neste caso, é comum o professor se tornar um "animador de festa".
Desenvolvi o meu modo de estudar com o aluno, mas não assumo o que é de sua responsabilidade. Vou até certo ponto.
Agora, lembram daquela segunda pergunta?
"E com isso garanto que todos atingirão seus objetivos com o violão?".
Claro! Se o aluno em questão não seguir os passos do lerdo, posso dizer que o candidato a "amador" realizará o seguinte (iniciação):
_ Ritmos; acompanhamento de canções batidas/arpejos (VIOLÃO POPULAR)
_ Teoria; conhecimento pleno do braço do violão; técnica e repertório brasileiro/universal (VIOLÃO CLÁSSICO)
_ Escalas maiores, menores e pentatônicas; Frases; improvisos (HARMONIA E IMPROVISAÇÃO)...
No mais é isto por hoje!Respondendo então a pergunta de alguns alunos....Boa sorte a todos !!!
Professor Graciano Arantes - O Método.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário