Algodão 1980 - Quinteto Armorial
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
O Quinteto Armorial é um conjunto pernambucano formado em 1970. Não é minha especialidade, não o conheço. Melhor dizendo, estou apreciando seu repertório por agora e não tenho como fazer considerações históricas do grupo. Prefiro escrever o que penso a fazer pesquisas superficiais na internet.
Quando participei de um grupo de estudos em uma das edições da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, a professora Dr. Vanda Freire (RJ) se mostrou amante deste conjunto e utilizou algumas de suas obras para o nosso estudo. Me encantou! Uma descoberta. Mas, não encontrei material a venda. Até pouco tempo atrás, não se tinha CDs disponíveis (onde procurei) e o nome do grupo ficou bem guardado na memória.
Cheguei a procurar algo no Youtube, sem sucesso. Há pouco algumas postagens foram surgindo e hoje posso não só apreciar este belo e rico trabalho, como fazer algo aqui no blog.
Algodão 1980 é um Baião. E que baião! Uai, os caras são lá de Recife, como não "Baionar"? Adorei o arranjo do violão aço. E as flautas então? Sontonia fina, combinação perfeita com a sonoridade do violão.
Aos 40 segundos entra uma rabeca que completa bem o brinquedo. Na verdade nem precisava dela. MAS vale o enfeite e o contraponto formado, o realce é relevante.
Pena que a obra é muito curta. Na minha opinião ela cria uma expectativa danada de mudança para uma segunda parte contrastante (bem movimentada) e isso não acontece, apenas rumores.
O conteúdo rítmico e melódico é fenomenal. Característico!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário