Concerto em D para Alaúde e Orquestra – Antônio Vivaldi
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Um ótimo diálogo entre o alaúde (solista) e a orquestra de cordas. No tempo de Vivaldi não haviam amplificadores de som. Hummm ! Nem telefone... nem internet, ai ai ai...
Então, para uma perfeita sintonia entre o instrumento solista e orquestra é necessário que (quase) nunca existam momentos de união entre as partes, de modo em que a orquestra seja uma imensa barreira para o coitado do solista, o que é inevitável.
Ainda bem que estas obras sobreviveram aos tempos e hoje em dia podemos usufruir de verdadeiras maravilhas tecnológicas.
1º Movimento
Alegria, anúncio da festa dançante, e pelo incrível que pareça eu gostaria de tocar o baixo nesta orquestra. Mas nada como solar esta obra!!
2º Movimento
Lento, reflexivo e muito fácil de tocar. Difícil de equilibrar os timbres e dar expressão sem se passar por um brega e pretensioso.
3º Movimento
Para quem está tocando é euforia total! Existe uma consonância harmônica perfeita entre os violinos e o alaúde que é algo fantástico.
Vídeo muito bom. A orquestra é muito boa e o alaudista perfeito.
PREFIRO AO VIOLÃO!!!
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