“EDUCAÇÃO É AMOR”
(Dr. Shinichi Suzuki)
MÉTODO SUZUKI
texto do maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira
Também conhecido como o método da educação do talento, o Método Suzuki é fundamentado no sistema de aprendizagem da fala, e desenvolvido pelo pedagogo japonês Dr. Shinichi Suzuki (1898/1998) para o ensino musical especialmente programado para crianças a partir da mais tenra idade, cuja eficácia tem sido comprovada em todo o mundo. o método visa principalmente colaborar para o crescimento das crianças e jovens através da prática musical num ambiente positivo e estimulante. todo esse processo didático-pedagógico pela música leva ao caminho da formação da cidadania dos jovens participantes, uma vez que educa, desenvolve habilidades especiais e talento, além de colaborar para a profissionalização.
Shinichi Suzuki nasceu na cidade de Nagoya em 17 de Outubro de 1898 e faleceu em Matsumoto em 26 de Janeiro de 1998. Suzuki tinha dezoito anos quando foi estudar violino com o famoso Professor Karl Klingler na Alemanha.Suzuki enfrentava uma grande dificuldade em falar a língua alemã. Ele ficou fascinado ao observar a facilidade com que as crianças alemãs de dois e três anos falavam aquela língua que para ele parecia impossível aprender. Foi então que baseado nessas observações de que qualquer criança, em qualquer lugar do mundo aprende a falar sua língua materna, por mais complexa que essa possa parecer, que ele se perguntou: “Se todas as crianças podem entender e falar a língua materna, porque não podem elas desenvolver outras habilidades para artes mais elevadas como a Música, por exemplo? O que significava aquela fluência de linguagem ou seja, aquela habilidade de falar, emitir os sons necessários nos contextos certos, sem conhecer o emprego de tão complicada gramática? Qual seria essa habilidade? Poderia ela ser adquirida ou era inata?
Seria realmente verdade que talento para coisas como Música, Literatura, Esporte, ou qualquer das outras Artes fosse inata? Até aquela época ele acreditava como qualquer pessoa, que talento era algo mais, com o qual algumas pessoas privilegiadas era presenteadas ao nascer. Desde aqueles dias começou a estudar este problema e a verificar praticamente o processo de transmissão da língua materna, observando o seguinte:
1. As condições do meio ambiente e suas influências sobre um recém-nascido e como ele se acostuma aos sons da língua falada pela mãe;
2. Como uma criança aprende a emitir seu primeiro som através de pacientes repetições;
3. O progresso natural desenvolvido simplesmente pela prática diária, paciente, sem precipitação e principalmente envolta de muito amor e carinho;
4. A atitude diária dos pais até que o bebê começa realmente a falar;
5. A super naturalidade com que os pais despertam o entusiasmo na criança e a felicidade demonstrada por ela ao descobrir sua nova habilidade.
Concluindo finalmente, o método natural de ensinar uma criança a linguagem materna é indiscutivelmente um maravilhoso processo educacional, impulsionado pelo entusiasmo de uma prática, embora repetitiva, que se prolonga da manhã até a noite, e através do qual muitas outras habilidades são também desenvolvidas.
Se todo ser humano nasce com grandes potencialidades e cada indivíduo traz consigo a capacidade de se desenvolver até um nível bastante elevado, e nós reconhecemos o extraordinário pode de uma criança em absorver tudo à sua volta e somar ao seu próprio conhecimento, por conseguinte manifestando o poder original da mente humana, não seria provável que este método de transmissão da língua materna guardasse a verdadeira “chave” do desenvolvimento humano?
“Uma semente precisa de tempo e estímulo para germinar”
O MÉTODO SUZUKI NO BRASIL – de 1973 a 1989, os primeiros dezoito anos
Em 1973 o Método Suzuki foi iniciado no Brasil, na cidade de Santa Maria/RS, pela Irmã Maria Wilfried. Religiosa e também professora de violino, nascida na Áustria, veio fixar residência no Brasil em função do seu apostolado.Seu trabalho no Jardim de Infância Girassol foi a primeira semente do Método Suzuki no Brasil. Além de sua dedicação ao ensino das crianças ela estimulou muitos professores com sua perseverança, idealismo e amor.
A Professora Hildegard Soboll Martins, após ter participado de um treinamento nos EUA com o ilustre Professor John Kendal, iniciou o curso do Método Suzuki em Curitiba.
Em 1980 o Professor John Kendal esteve no Brasil pela primeira vez, dando um curso na cidade de Santa Maria. A partir desse ano ocorreu o inicio de cursos Suzuki nas cidades de:
Florianópolis, com o Professor Carlos Alberto Angioletti Vieira.
Porto Alegre, com os Professores José Carlos Lima e Carlos Alberto Souza.
Londrina, com a Professora Regina Grossi Campos.
Campinas, com a Professora Shinobu Saito.
São Bento do Sul, com as Professoras e irmãs Ligia e Consuelo Froehner.
Santa Maria, com o Professor Marco Antonio Penna.
Outros importantes eventos ocorridos no Brasil foram:
1982 – Curso com o Professor Takeshi Kobayashi durante o II Encontro Brasileiro do Método Suzuki em Curitiba.
1983 – O Professor Efrain Flores Jr. Esteve residindo em Santa Maria onde ministrou cursos durante dois anos.
1983 – Professor Efrain Flores ministrou curso em Florianópolis.
1983 – Regina Grossi Campos(de Londrina) e Carlos Alberto Angioletti Vieira (de Florianópolis) são os primeiros professores sul-americanos que foram a Matsumoto, no Japão, para fazer curso com o Dr. Shinichi Suzuki durante o Summer School e Festival Internacional Suzuki.
1984 – Professor Efrain Flores voltou a Florianópolis para dar outro Curso.
1984 – É realizado o III Encontro Brasileiro Suzuki em Santa Maria.
1984 – Acontece o I Encontro Suzuki de Santa Catarina, em S.Bento do Sul.
1985 – É realizado 0 IV Encontro Brasileiro Suzuki em Florianópolis.
1985 – II Encontro Suzuki de Santa Catarina, em São Bento do Sul.
1986 – Realização do V Encontro Brasileiro Suzuki em Porto Alegre, com a presença do Prof. Alfred Garson dos EUA.
1986 – Encontro Internacional em Curitiba, com o Prof.John Kendal.
1986 – III Encontro Suzuki de Santa Catarina, em São Bento do Sul.
1987 – I Encontro de Professores Suzuki, em São Bento do Sul.
1987 – IV Encontro Suzuki de Santa Catarina, em São Bento do Sul.
1987 – II Encontro de Professores Suzuki, em Jaraguá do Sul.
1988 – I Conferência Brasileira de Professores Suzuki, Londrina, quando foi fundada a Associação Brasileira de Professores Suzuki- ABRAPS.
1989 – II Encontro Nacional de Professores Suzuki, em Curitiba.
1989 – Segundo grupo de professores brasileiros que foram a Matsumoto participar do Summer School e Encontro Internacional Suzuki, estando presentes dentre outros os professores: José Carlos Lima, Carlos Alberto Angioletti Vieira, Katarina Grubisic,Carlos Alberto Souza, Alberto Feuerharmel, Ligia Froehner, Mauro Buss, Simone dos Santos, Cilene Sluminsky, Marcezi Ziebarth, Jéferson dela Roca, José Ademar Rocha e Maria Ignes M.Teixeira.
“O homem é filho do seu meio”
A METODOLOGIA SUZUKI
A participação dos pais é imprescindível para a aprendizagem e formação de uma base para o desempenho futuro de uma criança, o que justifica a necessidade de uma relação dos pais e o professor apoiando a criança no seu aprendizado musical: é o famoso TRIÂNGULO SUZUKI
Os pais, após o devido preparo, trabalham com seu filho em casa, repetindo o procedimento ocorrido durante as aulas, conforme orientação do professor. Dessa forma será desenvolvida uma disciplina de continuidade e aperfeiçoamento, cujos resultados se farão sentir em pouco tempo de prática
Os pais tem sido considerados, através dos tempos, como os primeiros professores de uma criança. Antes mesmo de entrar para a escola ela aprendeu a falar, andar, ler, escrever algumas palavras e até mesmo a contar, devido ao seu amor e esforço persistente. Por conseguinte, Suzuki realça a importância dos pais no bom ou mau desempenho apresentado pela criança:
1. Amor Profundo – O princípio fundamental, no qual, conjuga a frase mencionada por Suzuki “Se o amor é profundo, muito se pode realizar” e que serve de alicerce para os demais.
2. Tranqüilidade Interior – Sem ter tranqüilidade interior, a aprendizagem é impossível. A respiração controlada é essencial à tranqüilidade interior. Ela desocupa a mente e relaxa o corpo, permitindo que se aprenda.
3. Perseverança – Quando se tem uma meta e se possui bastante domínio de si mesmo para perseverar, tudo é possível. Aprender um passo de cada vez.
4. Repetição – Sem a repetição não há aprendizagem. Esta é a chave para a retenção mental e física. Isto significa repetir até que algo seja parte de nós mesmos.
5. Individualidade – As crianças têm várias características em comum, mas, cada uma é bastante singular e deve ser tratada com o devido respeito e consideração.
6. Consistência – Importante para todo o progresso do aprendizado é manter um passo consistente e nunca desistir até que se obtenha o resultado desejado.
7. Saúde – A saúde mental e física são de grande importância. O preparo do corpo e da mente são essenciais à aprendizagem.
8. Meio Ambiente – É preciso criar o espaço adequado, preparado com carinho, onde a criança tenha alegria, liberdade e bem-estar.
9. Interesse – Sem interesse a criança não começa a aprender. Estímulos, brincadeiras e jogos, tem ilimitado poder de fazer crescer o interesse e atenção.
10. Pensar Positivo – Nenhuma crítica ou comentário negativo deve ser feito na presença da criança. O negativismo logo destrói todo o desejo de aprender.
11. Segurança – Uma criança não deve se sentir pressionada a aprender. É importante manter uma relação de amizade e confiança entre os pais, a criança e o professor.
12. Entusiasmo – Não ensinar desanimado. Através de um processo natural, demonstrar à criança que estudar pode até ser muito divertido, quando entra em ação toda a criatividade das três partes – professor – criança – pais.
“Se treinarmos a cada dia, para fazer algo específico, desenvolveremos as nossas habilidades. A prática faz o mestre, diz o ditado. Nós temos de praticar e educar nossos talentos, isto é, repetir as atividades até que elas aconteçam naturalmente, fácil e simplesmente. Esse é todo o segredo”. (Shinichi Suzuki).
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