Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente!

Aulas de Bateria - marque ja sua aula

terça-feira, 13 de abril de 2010

Aproveite as facilidades !


Aproveite as facilidades em aprender musica na Escola de Musica Fabio Alencar


- Matricula Grátis

- material grátis

- desconto de 10% na mensalidade para plano de 3 meses

- aulas individuais
acesse site www.fabioalencar.com.br - agende sua aula experimental !


segunda-feira, 12 de abril de 2010

O violão é um instrumento que deve ser cuidado com atenção especial pois pode sofrer alterações em sua estrutura, distorcer o som e reduzir a sua vida-útil.
Com esse objetivo, descreveremos algumas dicas de conservação e cuidados que devem ser observados quanto ao uso do violão.
Para manter seu violão em perfeito estado e sem danificar suas cordas e partes, você deve tomar algumas precauções e ficar atento a algumas regras:

* Não colocar nenhum peso ou objeto em cima do violão
* Não derramar líquidos em cima do violão
* Não molhar o violão
* Não bater o violão ou deixá-lo cair
* Não deixar o violão à exposição do sol ou umidade
* Proteger o violão de temperaturas muito altas ou muito baixas
* Mantenha o violão dentro de um estojo ou em uma capa
* Transporte-o sempre com bastante cuidado
* Guarde-o deitado e com as cordas para cima e em local seguro

Para realizar a limpeza do seu instrumento, cabe ficar atento à alguns cuidados:

* Utilize uma flanela seca e limpa
* Ao trocar as cordas, a limpeza pode ser realizada com uma quantidade pequena de lustra móveis

Com esses procedimentos você será capaz de manter o seu violão em ótimo estado por muito mais tempo.


Curso de Violão - Violão Clássico e Violão Popular

Quando se falava em violão clássico, sempre imaginava tocar música clássica no violão, na verdade não e bem isso, nesta modalidade o instrumentista executa o acompanhamento e a melodia da música (normalmente instrumental), sendo que qualquer música que você conhece pode ser, arranjada para uma peça de violão clássico.

Por exemplo, no primeiro ano que estudei violão clássico, aprendi a tocar Yesterday dos Beatles, que eu já tinha aprendido quando estudava violão popular. A grande diferença e que no clássico aprendemos a tocar a música de forma mais completa (melodia e acompanhamento), desta forma estudamos sua harmonia e escalas. Enquanto no modo popular aprendemos só o acompanhamento, acompanhar a melodia (que pode ser cantada, ou tocada por outro instrumento).

Normalmente na modalidade popular o aluno estuda músicas conhecidas do grande público, aprendendo o acompanhamento e alguns arranjos, quase sempre realizados sobre acordes. No modo clássico estudamos seguindo uma partitura, isto exige um maior conhecimento teórico e didático, é fundamental saber marcar os tempos dos compassos e conhecer a duração das notas. Na verdade o aprendizado do violão clássico e bem mais complexo.

A execução das músicas na modalidade clássica exige uma maior agilidade nas mãos (o que leva tempo e muita prática), exige também o conhecimento de escalas e técnicas de solos, como slides, ligaduras, trêmulos, notas harmônicas, taps, etc… São técnicas muito usadas por guitarristas, normalmente usando palheta, no violão clássico estas técnicas são realizadas com os dedos, proporcionando uma riqueza ainda maior nos arranjos, deixando as técnicas muito mais expostas.

Existem também as técnicas de violão moderno que revelam um som surpreendente ao qual chamamos de virtuosismos, que pode ser encarada como uma nova extensão da modalidade clássica.

www.artmaia.com


Curso de Violão - Curiosidades sobre o Violão

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Em outros países que não falam a língua portuguesa, o nome do Violão é guitarra, em inglês diz-se Guitar, em francês Guitare, em alemão Gitarre, em italiano Chitarra e, em espanhol Guitarra.

No Brasil, quando fala a palavra guitarra, estamos nos referindo a um instrumento elétrico chamado guitarra elétrica, isto porque os portugueses que introduziram esse instrumento no Brasil possuem um instrumento que se assemelha muito ao violão e que equivale á nossa “Viola Caipira”.

Os portugueses possuem um instrumento que possui as mesmas formas e características do Violão, sendo apenas pouco menor, denominado de viola portuguesa, quando os portugueses viram a guitarra espanhola, que era igual a sua viola (apenas um pouco maior), colocaram o nome do instrumento no aumentativo, de viola para violão.