Bom, notinhas no braço decoradas ? Vamos ao que importa.
Existe um tipo de acorde muito utilizado e muito simples. o power chord, ou power acorde. Ele é composto de tônica e quinta, logo, não há distinção entre maior ou menor. Ele não é nenhum dos dois. E por isso mesmo soa simples e seco. Mas tem aplicações interessantes.
Vamos lá, é muito fácil de montar.
Escolha qual acorde você quer tocar, por exemplo, um Fá.
Coloque então seu dedo 1 na nota Fá (aquela que você aprendeu na aula passada e já deve saber decorada). Coloque agora seu dedo 3 uma corda pra baixo e duas casas pra frente. Coloque agora seu dedo 4 exatamente abaixo do dedo 3. Pronto. Confira com o desenho:
A questão agora é a seguinte: o desenho é o mesmo para qualquer acorde ! Logo ... com o mesmo desenho você pode apenas deslizar os dedos pelo braço do violão ou da guita e assim tocar todo e qualquer acorde ! Não esqueça, o power chord ignora a terça, então esses acordes não são maiores nem menores. Esqueça o "m" que acompanha os acordes nas cifras.
Como experiência, escolha algumas músicas que você já tocava e toque-a (s) utilizando apenas os power chords. Note a diferença. Se você possui um pedal ou um amplificador com distorção para sua guitarra, note como é bem apropriado tocar pesado utilizando esses acordes.
Observação importante. Toque apenas as 3 cordas que você está pressionando. As cordas soltas não fazem parte do acorde. Um macete é utilizar a barriga do dedinho para "abafar" as cordas mais finas, que não são utilizadas aqui. Assim você pode até dar a mãozada nelas, mas não soarão por não estarem aptas a vibrar. Viva a física.
Bom, perca um tempo tocando apenas com power chords. Tente inclusive deslizar sem olhar para o braço do instrumento, essas coisas que popstars fazem.
E... comece a chamar amigos para montar uma banda. Em poucas aulas você já estará apto... se já não está.
Vai forte !
Por este curso eu ponho a mão no fogo! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário