Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente!

Curso de Violão e Guitarra - Sweep Picking

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Para quem já ouviu por curiosidade falar em sweep picking, e não tem idéia do que se trata, poderá ter um primeiro contato com a técnica na definição que será dada aqui. Tocar em sweep picking não é o mesmo que tocar com  palheta estritamente alternada ("alternante picking"). Porém, ao se utilizar o sweep, parte da técnica como um todo deverá se recorrer à palhetada  alternada. Atualmente qualquer guitarrista deverá utilizar bem tanto o sweep quanto a palhetada, porque cada situação em particular funciona melhor com uma ou outra técnica.
Há referências ao sweep desde a década de 60, mas quem realmente sofisticou e desenvolveu a técnica nos moldes atuais foi Frank Grambale. Com o sweep, obtemos mais fluência e alcançamos uma boa velocidade com muito menos tempo de treinamento do que o que seria necessário com palhetada alternada (e  outras só com sweep).
Muito bem, as principais leis que regem o sweep picking são:
 1) Para as notas na mesma corda, usa-se palhetadas estritamente alternadas.
 2) Ao mudar de corda, se estiver passando à corda imediatamente abaixo, a  palhetada deverá ser também para baixo, independente da última palhetada dada. Caso esteja mudando para a corda acima, a palhetada deverá ser  também para cima independente da direção da última palhetada.  
 3) Ao mudar de uma corda, para a que se encontra imediatamente acima ou abaixo, se a palhetada anterior coincidir com a palhetada na nova corda (duas para baixo ou para cima consecutivas). a palhetada deverá ser escorregada ou deslizada.

Sweep Picking Exercícios básicos (Parte 01)
1º) Pequenos riffs com a máxima economia de movimentos.
Abaixo temos dois exercícios de arpejos, parece simples mas tem que ser executado com rapidez, comece lentamente com as 2 primeiras notas, repita até ficar bem condicionado e com velocidade, vá adicionando as demais notas uma a uma e repetindo. Siga deste modo até o fim do exercício.
a) Arpejos para baixo (descendo uma escala)


       ^ ^ ^ ^ ^ ^  ^ ^ ^ ^ ^ ^  ^ ^ ^ ^ ^ ^  ^ ^ ^      
  e:|------------8------------9------------10-----------| /\
  B:|----------5------------6------------7--------------| ||
  G:|--------7------------8------------9----------------| ||
  D:|------5------------6------------7-----------...----| ||
  A:|----7------------8------------9-----------10-------| ||
  E:|--5------------6------------7------------8---------| ||

Di:    1 3 1 3 1 4  1 3 1 3 1 4  1 3 1 3 1 4  1 3

  Obs.: O sentido da paleta será sempre para baixo.


b) Arpejos para cima (subindo uma escala)

       v v v v v v v v v v v v  v v v v v v  v v v        
  e:|--8-----------9------------10-----------11---------| ||
  B:|----5-----------6------------7------------8--------| ||
  G:|------7-----------8------------9------------...----| ||
  D:|--------5-----------6------------7-----------------| ||
  A:|----------7-----------8------------9---------------| ||
  E:|------------5-----------6------------7-------------| \/

Di:    4 1 3 1 3 1 4 1 3 1 3 1  4 1 3 1 3 1  4 1

  Obs.: O sentido da palheta será sempre para cima, o objetivo destes  exercícios e desenvolver a habilidade de deslizar ou escorregar a paleta entre as cordas. Siga a digitação proposta e a forma correta de praticar.
   Legenda:


      ^ - Paletadas para baixo
      v - Paletadas para cima
     Di - Digitação da mão esquerda


Nenhum comentário:

Postar um comentário