Vários estudos comprovam a importância da música para o ser humano, especialmente para as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e aprendizado do mundo. Portanto a música, não pode ser simples ornamento usado para animar as festas, mas realizar-se através da vivência das dimensões estéticas, sonoras, visuais, plásticas e gestuais, desenvolvendo a consciência crítica dos valores humanos e encontrando meios de levar o Ser Humano a atuar como cidadão melhor.
A musicalização e a musica, considera toda a fantasia, os sentimentos e os valores, como também, as habilidades cognitivas, a pesquisa, a descoberta, a criação, a reflexão, levando o aluno a “sentir” em primeiro lugar, “interiorizar”, para depois “fazer”, através dos conteúdos que se pretende atingir. Os recursos são de natureza lúdica e pôr meio de jogos e brincadeiras, partimos do nível sensorial, trabalhando o corpo de maneira natural até atingirmos o nível da sensibilidade, responsável pelo aprimoramento do trabalho, chegando ao nível mental, momento em que as experiências vividas serão compreendidas e teorizadas.
Os jogos unindo o prazer ao saber podem ser:
• Sensório motor, favorecendo o exercício da motricidade.
• Simbólicos, levando à fantasia e ao mundo imaginário.
• Com regras, ajudando na organização e na disciplina interior.
• Simbólicos, levando à fantasia e ao mundo imaginário.
• Com regras, ajudando na organização e na disciplina interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário