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Musicalização e Psicomotricidade

terça-feira, 20 de março de 2012




Todo estímulo sonoro gera uma resposta emocional, e também uma resposta corporal
que é chamada de movimento. E o corpo em movimento é usado como meio de expressão,
visão de mundo. 

Na música o corpo se movimenta num determinado espaço respeitando um ritmo.
Ritmo significa movimento, onde segundo (BRITO, 1998), o ritmo é o agrupamento de
valores de tempo combinados de maneira que marquem com regularidade de uma sucessão de sons fortes e fracos, de maior ou menor intensidade.

Ritmo associado à música torna a atividade mais prazerosa e permite um melhor
controle dos movimentos em função do tempo e do espaço aprimorando as estruturas
psicomotoras.

Na psicomotricidade humana podemos considerar o ritmo como um fenômeno
psicosensóriomotor que permite obtenção máxima do rendimento com o mínimo esforço
considerando a ordenação dos movimentos.

Nesta perspectiva música e ritmo são um meio de aprendizagem e fundamental no
desenvolvimento da psicomotricidade onde as atividades básicas podem ser fundamentadas
em brinquedos cantados, danças folclóricas, ginásticas historiada, movimentos corporais,
como batida de pés, mãos, sopros, vozes entre outros.

A música e temas sonoros levam o sujeito a se ajustarem na percepção temporal e
espacial auxiliando a memorização no que diz respeito à psicomotricidade, podendo assim
oportunizar: Consciência corporal; expressão criativa; senso de realização; desafios físicos e
mentais; relaxamento; formas de emoção.

A música atua fortemente como uma resposta do movimento e o aluno deve ser
estimulado a ter uma motricidade espontânea, harmoniosa proporcionando oportunidades de
terem um conhecimento próprio do corpo podendo agir em consonância com um ritmo
sonoro. 

C a d e r n o M u l t i d i s c i p l i n a r d e P ó s - G r a d u a ç ã o d a U C P , P i t a n g a , v . 1 , n . 1 , p . 1 9 5 -
2 0 5 , j a n . 2 0 1 0


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