Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente!

Qual guitarra é mais adequada para mim ? (parte I)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Antes de você escolher qual a guitarra vai comprar, é importante escolher antes o modelo ou os modelos da sua preferência ou ainda. que sejam mais adequados para o tipo de uso que você pretende fazer dela.

É bom que se diga que boa parte dos iniciantes já sabe qual modelo comprar em função dos modelos usados pelos seus guitarristas preferidos, logo, é bem provável que um fan do Slash queira uma Les Paul, já um fan do Steve Ray Vaughan ou Jimi Hendrix provavelmente vai querer uma Stratocaster. Não há nada de errado nisso, entretanto, vamos analisar aqui as vantagens e desvantagens de cada modelo.

De cara, é preciso desfazer o mito de que existe "uma guitarra para cada estilo", como se costuma ler nos fóruns que "para tocar country você precisa de uma Telecaster", "para tocar jazz uma semiacústica", e tal... Isso não existe !

Nesse ponto, caso você tenha dúvidas sobre o que é, quais são as partes e como funciona funciona uma guitarra elétrica, sugiro que você leia antes o nosso Tutorial: partes de uma guitarra elétrica pois vamos usar alguns nomes de componentes que talvez você ainda não conheça.

Existem centenas de modelos de guitarras mas quase todos são derivados ou são variações dos três modelos mais conhecidos:

  • Stratocaster
  • Les Paul
  • Superstrat
Vamos analisar as características, vantagens e desvantagens de cado modelo. 

STRATOCASTER


Criada na década de 50 por Leo Fender e seus colaboradores, tinha um design revolucionário, princialmente pela sua ponte "tremolo" e se tornou o modelo de guitarra mais popular do mundo. Curiosamente, foi um instrumento concebido como evolução da Telecaster para os guitarristas de música country, mas sua extraordinária versatilidade e os sons incríveis  que Jimi Hendrix tirava das suas Fender Stratocasters transformaram o modelo no corpo e alma do Rock'n Roll ! As características principais desse modelo são as seguintes:
  • Construção com braço parafusado ao corpo ("bolt on")
  • 3 captadores montados sobre um escudo plástico
  • Ponte tipo "tremolo" (alavanca)

Fender Stratocaster

A configuração original dos captadores eram 3 "single coils". Essa configuração é conhecida como "SSS". Hoje, temos várias configurações de captadores, uma das mais comuns é que vem com 2 single coils, um perto do braço e outro no meio e um humbucker na ponte, conhecida como "SSH" (acho que vc já entendeu por que, não ?!). Se tiver dúvidas com esses nomes leia o tutorial recomendo acima. 

Pela sua versatilidade e robustez, é uma guitarra extremamente recomendada para os iniciantes. O timbre desse modelo fica lindo quando tocado "clean" (som natural, sem distorção), aquele som inconfundível, estalado e casa muito bem com o "drive" do amplificador ou pedais, o que a faz uma guitarra espetacular para tocar Classic Rock, Blues, Country, Pop, Jazz e outros estilos. A restrição que se faz é quanto ao som muito pesado. É claro que pode ser usada, principalmente na configuração "SSH", mas se você quer um som de extremo peso, melhor pensar em outro modelo...

Fender Stratocaster com Humbucker na ponte ("SSH")

Poderíamos falar horas sobre Stratocasters mas vamos voltar ao assunto muitas vezes em posts futuros, para não ficar cansativo, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens desse modelo, do ponto de vista que mais interessa aos iniciantes, é lógico !

Vantagens:
  • Versatilidade: se adapta a vários estilos
  • Robustez: guitarra muito robusta, basta ver algum vídeo do SRV  tocando, hehe !
  • Peças: existe enorme variedade de peças de reposição para upgrades (melhorias na guitarra) ou substituição
  • Fabricantes: é o modelo mais copiado, consequentemente, têm muitos fornecedores com instrumentos nas mais variadas faixas de preços, stratocaster, você ainda vai ter um, hehe !
Desvantagens:
  • Ruídos: os captadores do tipo single coil captam ruídos espúrios (no tutorial eu explico o porque), isso é um problema para quem gosta de usar muita distorção no som, a solução passa por mandar um Luthier fazer uma blindagem na guitarra ou mesmo substituir os captadores por modelos que não possuem esse problema (conhecidos como "noiseless), infelizmente estes caps são caros.
  • Alavanca: não é propriamente uma desvantagem mas a alavanca das stratocasters não foi concebida pra "manobras radicais", como as pontes tipo Floyd Rose. O uso exagerado resulta em desafinação da guitarra. Existem dois modelos básicos de ponte de stratocasters, a chamada ponte vintage, que têm seis parafusos e a ponte pivotada, que é suportada por 2 pivôs. A ponte pivotada é bem melhor e mais estável do que a vintage mas só costuma estar disponível nos modelos mais caros. Quando bem regulada, essa ponte permite até algumas "manobras radicais", basta ver os vídeos do Jeff Beck !

Ponte tipo "vintage"

Ponte pivotada

A seguir, alguns vídeos mostrando o som característico das Stratocasters para você conhecer melhor. Na continuação do artigo, vamos analisar as Les Pauls, até lá e abraços !









Nenhum comentário:

Postar um comentário