Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente!

Qual guitarra é mais adequada para mim ? (final)

domingo, 7 de outubro de 2012


Na última parte do artigo, vamos recapitular o que aprendemos nos artigos anteriores e alinhar algumas conclusões!

Caso não tenha lido as parte anteriores do artigo, clique nos links abaixo:

Parte I (Stratocaster)
Parte II (Les Paul)
Parte III (Superstrat)

Pois bem, nosso objetivo inicial era apresentar argumentos para que você possa escolher qual modelo de guitarra é mais adequado às suas necessidades. Vimos que apesar de existir centenas de modelos de guitarras, quase todos são variações de três modelos básicos: Stratocaster, Les Paul e Superstrat.

Aprendemos quais são as características, vantagens e desvantagens principais de cada um desses modelos básicos. Vimos também que não existe bem essa coisa de "um modelo de guitarra para cada estilo", ainda que dentro do rock, alguns modelos tenham ficado mais identificados com estilos específicos.

Mas para complementar o que aprendemos, vamos analisar alguns outros modelos de guitarra bem conhecidos e ver como se encaixam com os três modelos básicos que estudamos:

  • Telecaster: modelo que antecedeu a Fender Stratocaster, tem um timbre bem próximo a esta. O design da ponte da Telecaster com o seu captador "encravado" na base de metal  e as cordas "atravessando" o corpo, mais a "switch" que permite acionar os captadores da ponte e do braço simultaneamente, dão uma certa característica própria no timbre das teles mas ainda dentro da mesma proposta tonal da Stratocaster.  Pela sua simplicidade e robustez, é um modelo excelente para os iniciantes, mas a maioria dos novos guitarristas não se sente muito atraída pelo modelo, acham "feio", hehe, eu já acho linda ! Ainda assim, como o modelo Stratocaster é mais versátil (um captador a mais e ponte com alavanca), achamos mais vantagem optar pela Strat, caso esteja em dúvida entre as duas.
Fender Telecaster
  • SG, Flying "V" e Explorer: foram modelos criados pela Gibson que também marcaram sua presença na história do Rock, através de grandes nomes que as tornaram famosas. De uma maneira geral, respeitadas algumas diferenças  se aplica a esses modelos tudo aquilo o que falamos anteriormente com relação as Les Pauls. A SG é uma guitarra excelente para iniciantes, tem a vantagem de ser mais leve que uma Les Paul padrão. Já a Flying V, apesar do visual incrível, tem a desvantagem de mais complicada para tocar na posição sentado.
Gibson Flying V

Nesse ponto, creio que você já esteja em condições de combinar os seus gostos pessoais com os argumentos que estudamos aqui para escolher o modelo de guitarra mais apropriado para o som que pretende fazer. Se ainda estiver em dúvidas, bem, você pode reler os textos, pesquisar vídeos no youtube ou conversar com guitarristas mais experientes, até formar uma opinião !

Poderíamos ainda, alinhando tudo o que foi dito anteriormente, concluir algumas linhas de raciocínio;
  • Se quiser tocar rock bem pesado com muita distorção, pense em um modelo com captadores humbuckers, como uma Les Paul.
  • Não compre uma guitarra com ponte do tipo "floyd rose" senão tiver pelo menos um Luthier experiente na sua cidade e se você não puder comprar um instrumento de boa qualidade (que deve custar pelo menos uns R$ 2.000,00)
  • Na dúvida, pegar uma Stratocaster sempre é uma boa opção !
Na próxima série de artigos vamos analisar as diversas opções, faixas de preço e estratégias de compra para você adquirir o seu instrumento, até lá e abraços !


Nenhum comentário:

Postar um comentário