Mas música é arte e arte exige muito esforço e dedicação. O quanto de dedicação e estudo são necessários vai depender de quais objetivos você tem. Se você quer apenas tocar as músicas de sucesso e se acompanhar cantando, alguns meses de aulas serão suficientes, mas se quer ser um virtuoso do instrumento, terá uma vida inteira de estudos pela frente.
Estou dizendo isso por um simples motivo: a grande maioria dos que compram um instrumento musical acaba desistindo de aprender a tocar. Por quê ? Os motivos são os mais diversos, falta de paciência, achar que não leva jeito para a coisa, não dar conta de aprender sozinho, não ter professor perto de casa, falta de tempo, etc, etc.
Muito bem, mas muitos iniciantes pensam em comprar como primeiro instrumento uma guitarra de qualidade profissional, seja porque têm a oportunidade de comprar mais baratos em viagens ou porque os pais têm uma condição financeira melhor e se propões a comprar o que ele escolher. É aquela ideia de "comprar uma guitarra para a vida toda". Não sou contra contra comprar uma bela Gibson ou Fender para aprender a tocar mas existem alguns problemas a se considerar:
- Um iniciante ainda está encontrando o seu som, às vezes pode comprar uma Fender Stratocaster e depois descobrir que preferiria uma Les Paul;
- O iniciante ainda não sabe cuidar do seu instrumento adequadamente em temos de limpeza, ajustes ou mesmo prevenir quedas e pancadas. Melhor então aprender em uma guitarra barata;
- Perigo de uma guitarra cara ser roubada;
- Instrumento musical costuma ter forte depreciação no preço de revenda, se você comprar uma guitarra nova é quase certo ter prejuízo se quiser vendê-la depois. Então, melhor ter certeza de que vai mesmo "engrenar" na guitarra antes de fazer um investimento alto !
Por tudo isso, acho mais conveniente que um iniciante compre um modelo adequado para iniciantes, mesmo que mais tarde você queira uma guitarra melhor.
No próximo post, vamos falar dos modelos para iniciantes e como avaliá-los, até lá e abraços !
Nenhum comentário:
Postar um comentário