Campo Harmônico (Complemento)
Voltando um pouco a matéria, vamos falar mais sobre Campo Harmônico.
Podemos seguir uma métrica para termos maior velocidade ao lembrar dos acordes que compõe o campo.
Campo Harmônico MAIOR
I IIm IIIm IV V VIm VIIº (Tríades)
I7M IIm7 III7m IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5) (Tétrades)
Independente da Tonalidade, todos os Campos Maiores terão essa Métrica.
Ex:
Tríades:
D Em F#m G A Bm C#°
Bb Cm Dm Eb F Gm A°
Tétrades:
F7M Gm7 Am7 Bb7M C7 Dm7 Em7(b5)
Ab7M Bbm7 Cm7 Db7M Eb7 Fm7 Gm7(b5)
Podemos aplicar essa métrica em qualquer tonalidade respeitando seus acidentes, e teremos o Campo Harmônico dos mesmos.
Campo Harmônico MENOR
O Mesmo Acontece no Campo Harmônico Menor
Im II° III IVm Vm VI VII (Tríades)
Im7 IIm7(b5) III7M IVm7 Vm7 VI7M VII7
RELAÇÃO ENTRE OS ACORDES DO CAMPO HARMÔNICO
No Campo Harmônico temos relações entre as notas, não somente por estarem na mesma escala...
Podemos considerar o seguinte:
Em aulas passadas falamos sobre tons relativos maiores e menores. Traremos para esse plano então:
I IIm IIIm IV V VIm VII°
C Dm Em F G Am B°
O Relativo menor do I (C) é o VIm (Am).
considere o mesmo para o relativo maior de IIm (Dm) que é o IV(F).
IIIm (Em) - V (G)
IV (F) - IIm (Dm)
V (G) - IIIm (Em)
VI (Am) - I (C)
Perceba que o VII (B°) não utilizaremos o relativo, pois esse é um acorde Instável (que precisa de resolução)
Exercitem bem a prática nos Campos Harmônicos...
O Próximo tópico será sobre Dominante Secundário (Preparações para se chegar até determinados Acordes)
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