Conforme falamos em Conhecendo o Canal Vocal, agora vamos tratar especificamente do tema que consideramos de suma importância para uma boa voz, que é a respiração.
Saber respirar de forma correta é imprescindível para se tornar um bom cantor.
Após o estudo preliminar onde você teve a oportunidade de conhecer melhor o seu Canal de Voz, agora as dicas começam a ter um peso maior em suas aulas de canto.
Se você acha que para respirar bem é seguir aquele velho ditado de "barriga prá dentro e peito prá fora", esqueça isso. A forma correta é exatamente o contrário do que prega esse ditado clássico das marchas militares. Para respirar corretamente, inspire pelo nariz, enchendo os pulmões, mas sem exagero. Ao expirar, use o nariz e a boca ao cantar.
Um dos principais órgãos de auxílio na respiração, é o diafragma. Localizado no abdome, é um músculo que estica e encolhe conforme nossos impulsos. Quando relaxa, ele abre a caixa torácica para receber o ar e fecha ao se encolher. É função do diafragma também de movimentar os pulmões, para eliminar o gás carbonico do corpo junto com o ar.
Então, para respirar corretamente relaxe o diafragma para receber o oxigênio e o encolha para expirar o ar utilizado.
Além do que já vimos, uma boa respiração favorece todo o corpo: rins, fígado, pulmão, sangue, intestinos, coração, pele, etc. E traz benefícios tais como:
- Melhora a prisão de ventre;
- Circulação sanguínea;
- Melhora a memória;
- Regenera células;
- Estimula a energia vital;
- Acalma, relaxa;
- Suaviza as dores do parto.
- É possível até espantar a fome ao fazer exercícios respiratórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário