Olá !
No primeiro post da série sobre amplificadores, combinei que não vou ficar discutindo preciosismos sobre o tema e sim falar sobre aquilo que entendo ser importante para os iniciantes.
Nos posts sobre guitarras, procurei manter uma ordem e uma sequência lógica dos assuntos mas para os amplificadores vou seguir um modelo diferente, com posts menores (porém mais frequentes !) e sem uma preocupação com a sequência dos assuntos, acho que fica melhor assim !
Mas então, passei muitos anos tocando apenas em casa, antes eu usava amplificadores valvulados mas acabei vendendo-os, Para tocar em casa, costumava ligar a guitarra na placa de som e usar programas como o Guitarig para simular o som do amplificador. E olha, para quem toca só em casa essa solução funciona bem, se você tiver um bom home theater ou monitores para ligar na saída da placa se som ! Não vou mostrar como se faz isso porque existem muitos vídeos e tutoriais ensinando a configurar esses programas.
Mas um tempo depois, acabei pegando uma amplificador Laney TF-200 em um negócio que fiz com uma guitarra. Era um amplificador transistorizado com apenas uma válvula no pré-amplificador (mais tarde vou explicar essas coisas),e a Laney é um fabricante conhecido por bons amplificadores. No entanto, ao tocar com esse amplificador em casa, não gostei nem um pouco do som, xoxo, morto, sem presença nem brilho, distorção meio abelhuda. E assim ficou durante meses...
Um dia, fui convidado a tocar em um show com uma banda de Blues e levei o Laney, já que era o único amp que eu tinha, como o ambiente era bem grande, abri o volume da "criança" e... um som maravilhoso saiu daquele amplificador que eu tinha detestado !
Ainda tenho um vídeo com um solinho que foi gravado naquele dia, hehe, vejam !
O que aconteceu para o som mudar tanto ?! A verdade é que os equipamentos de guitarra são feitos para se tocar ALTO ! Por esse "alto", entenda-se MUITO ALTO !!! Isso vale não apenas paras os amplificadores mas também para pedais, pedaleiras e até simuladores tipo POD. A diferença de timbre de um amplificador no volume 3 para o volume 8 é enorme !
É por isso que os "guitarristas de apartamento" nunca conseguem um bom timbre e estão sempre trocando de equipamentos sem conseguir o som desejado !
Por incrível que pareça, até amplificadores de baixa qualidade surpreendem quando abrimos o volume ! Se você acha que seus equipamentos são ruins, faça uma experiência, alugue uma hora em um estúdio de ensaio (não é caro !), leve suas coisas e solte os bichos ! Você vai se surpreender !
Agora, aqui vão dois alertas !!! Em primeiro lugar, se você mora em um apartamento ou tem vizinhos próximos, precisa respeitá-los porque quem trabalha o dia inteiro tem o direito de chegar em casa e descansar, isso para não falar em idosos e crianças ! Combinado ?
Depois, cuidado !!! Música em volume alto leva inexoravelmente a lesões no aparelho auditivo, lesões gravíssimas por sinal. Existe a chamada perda de audição que é uma coisa bem real. Mas pior do que isso é uma doença grave conhecida como "tinitus", um problema sem cura total ou tratamento eficiente conhecido, muitos dos ídolos do rock desenvolveram essa doença, alguns chegam a descrevê-la como uma tortura cruel, então cuidado !!!
Seu timbre está ruim ? Toque ALTO !!! - Amplificadores (II)
domingo, 31 de março de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário