CURSO DE VIOLÃO COM PROMOÇÃO ESPECIAL!!
quinta-feira, 25 de abril de 2013
Curso de violão e guitarra - O violão de doze cordas
O violão de doze cordas é muito usado no country entre outros ritmos. Seu som cheio nada tem a ver com o de duas guitarras comuns em uníssono. Cada corda é dupla, num conjunto de seis pares. Vários intérpretes usam afinações diferentes. No geral, os dois primeiros pares mais agudos são dobrados em uníssono, e nos outros quatro a segunda corda é afinada uma oitava acima da principal.
Marcadores:
aprender violao,
aula de violão,
aulas de guitarra,
aulas de violao,
curso de violao,
dicas guitarra,
dicas para violao,
metodo de violao,
violao online,
violao popular
Curso de violão e guitarra - A guitarra ou violão clássico
A guitarra convencional de seis cordas teve origem na Itália, por volta de 1780. Em meados do século XIX, o fabricante de guitarras espanhol Antonio de Torres produziu um instrumento maior, cujas dimensões e estrutura são ainda usados hoje. No final do século XIX, Francisco Tárrega definiu grande parte do que se considera hoje como as técnicas clássicas padrão de execução. Contudo coube talvez ao virtuose Andrés Segovia, mais do que qualquer outro, a responsabilidade pela aceitação da guitarra ou violão como instrumento clássico.
Marcadores:
aprender violao,
aula de violão,
aulas de guitarra,
aulas de violao,
curso de guitarra,
curso de violao,
curso de violao e guitarra,
dicas guitarra,
dicas para violao,
violão online
Novo Blog sobre programação !
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Amigos, o terceiro post sobre amplificadores já está quase pronto mas peço licença para divulgar meu novo Blog, escrito em inglês sobre programação, macros, códigos VBA, Excel, Access e outras plataformas, mexo bastante com isso e é uma oportunidade de compartilhar soluções que sejam úteis para todos. Se houver algum outro geek entre os guitarristas que aqui frequentam será muito bem-vindo !
http://smartworksheets.blogspot.com.br/
http://smartworksheets.blogspot.com.br/
Aula de Violão com a Metodologia Fabio Alencar: Violão Kids vol1
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Curso de violão e guitarra - As cordas
quarta-feira, 10 de abril de 2013
O tipo de cordas que você usa, afeta tanto o som como a capacidade de execução fluente da guitarra ou violão. Tanto as guitarras quanto os violões elétricos usam cordas de aço. Para melhores resultados, você deve usar cordas submetidas a “enrolamentos” de bronze, latão, ou outras ligas. O bronze produz um som mais claro, com timbre parecido ao de um sino. O calibre, ou espessura, de uma corda também é muito importante. As cordas mais leves são mais fáceis de tocar e de flexionar em bendings,mas dão menos volume e desafinam mais.
Marcadores:
aula de violão,
aulas de guitarra,
aulas de violao,
curso de guitarra,
curso de violao,
dicas guitarra,
dicas para violao,
tocar violao,
violão online,
violao popular
Mariana, Heloísa, Mariana Siqueira: Prof Fabio Alencar: Violão Kids Vol1
terça-feira, 9 de abril de 2013
Escola de Música Fabio Alencar: ônibus da Tagima em Maringá: 08/04/2013
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Curso de Violão - Saiba um pouco mais sobre o violão
Um dos instrumentos musicais mais populares do mundo, o violão é uma excelente forma de se iniciar na música. Existem violões feitos especialmente para os mais diversos estilos, do rock ao clássico. Na hora de escolher é bom estar atento à madeira utilizada e ao acabamento do instrumento, pois eles são fundamentais para definir a qualidade sonora do violão. No caso do violão elétrico, um bom captador, com opções de ajustes de som, como agudos, médios graves, é imprescindível.Conheça melhor alguns termos utilizados na descrição do instrumento:
Captação
Instrumentos de captação passiva são aqueles em que a vibração captada das cordas pelos captadores é enviada diretamente ao amplificador praticamente sem tratamento eletrônico.
Instrumentos de captação ativa possuem um circuito (alimentado por uma bateria de 9 volts colocada geralmente na parte posterior do instrumento) que submete o som a tratamento antes de o enviar para o amplificador. Desta forma instrumentos com captação ativa possuem mais possibilidades de tratamento e variação dos timbres. O som resultante é mais limpo.
Embora haja hoje uma preferência por instrumentos de captação ativa, existem ainda correntes de músicos que preferem o som mais natural da captação passiva.
Equalizador
O equalizador permite a regulagem do som nos violões elétricos ou eletros-acústicos. Quanto mais bandas ou opções de equalização de agudos, médios e graves, melhor.
Violão Clássico
O violão clássico é feito de madeiras mais nobres e possui excelente sonoridade, normalmente é feito por luthiers.
Violão Acústico
O violão acústico ou "tradicional" é o modelo de violão simples, sem nenhum tipo de captação interna.
Violão Elétrico
Este modelo possui um captador e uma saída onde é encaixado um cabo que conduz o som ao amplificador, mesa ou caixa de som. O violão elétrico dispensa o uso de microfones.
Eletro-acústico
Este modelo possui captador e caixa acústica, ou seja, produz som tanto em seu estado natural quanto ligado à um amplificador.
Cordas Nylon / Aço
O encordoamento, como é chamado o conjunto de cordas do violão, também merece destaque. Pode ser de dois tipos: Nylon ou Aço. A sua escolha depende basicamente do estilo de música que você irá tocar em seu violão. Para MPB ou pagode, por exemplo, muitos músicos preferem o encordoamento de nylon, já para o Rock o mais comum é utilizar cordas de aço. Um jogo de cordas de guitarra ou violão, seja de aço ou nylon, tem sua durabilidade proporcional à qualidade, ao tempo de uso e a manutenção destas cordas. Limpar as cordas com um pano de algodão sempre que você acabar de tocar ajuda, pois evita o acúmulo de sujeira, suor e gordura que, com o tempo, danifica as cordas e, conseqüentemente, o timbre e a afinação de seu instrumento.
Cutaway
Diz respeito ao formato do violão. O formato Cutaway facilita o acesso às notas mais agudas do violão porque possui um pequeno corte. O contraponto é que existe uma pequena perda de volume, e na resposta dos graves.
Acabamento envernizado
O acabamento envernizado garante a proteção da madeira do violão, mantendo a qualidade sonora do instrumento.
Tampo / Lado / Braço
São as partes que compõem o violão. Deve-se ficar atento à madeira utilizada, pois ela é importante na definição das características e da qualidade do instrumento.
Formato
Existem diversos formatos diferentes; o violão flat possui caixa fina, têm menos volume desplugado, mas são mais leves e confortáveis de se usar, principalmente de pé. O violão folk, também conhecido como dreadnought possui um som mais versátil, pesado e metálico. Ele é muito utilizado nas baladas pop/rock, na música folk em si, e no rock em geral (como as canções de Neil Young, por exemplo). Esses violões possuem mais peso, mais médios e agudos. Os violões jumbo são grandões, largos e arredondados. Possuem um grave poderosíssimo, e uma boa separação entre médios e agudos, ideal para baladas blues, dedilhados e canções no estilo James Taylor, por exemplo, pois sua definição de timbre é bem presente.
Melhores Fabricantes
Procurem sempre adquirir violões de boa qualidade; listarei abaixo alguns fabricantes que recomendo e que você pode confiar:
Phoenix, Takamine, Fender, Crafter, Gibson, Tagima, Eagle, Yamaha, Condor, Marquês, Ibanez, Di Giorgio e Giannini.
IMPORTANTE
Nunca se esqueça de alongar bem antes de tocar para evitar lesões. Não estale os dedos; apenas alongue.
Trabalho e pesquisa realizados por Ludilan Tavares Marzano com o objetivo de orientar os iniciantes na música e os que estão interessados em adquirir um violão.
Nunca é tarde para se dedicar à música, nunca é tarde para sentir inigualável emoção! Música é arte, é vida!
Marzano, Ludilan.
Marcadores:
aprender violao,
aula de violao,
aulas de violao,
curso de violao,
curso de violao curso de guitarra,
dicas para violao,
metodo de violao,
violao guitarra,
violao popular
Melhores vídeos do YouTube ! Johnny Winter Live from Montreaux em 1970
sábado, 6 de abril de 2013
Olá !
Já que falei em Johnny Winter no post passado, gostaria de compartilhar uma joia rara que me enviaram, a apresentação do Johnny no Festival de Montreaux em 1970 ! Uma verdadeira aula de Blues ! Acompanho a carreira de Johnny Winter desde 1973, é o meu guitarrista preferido e o principal motivo pelo qual eu resolvi aprender a tocar guitarra, há uns dois anos atrás ele esteve na minha cidade e eu pude realizar o sonho de assisti-lo ao vivo, infelizmente a saúde do Johnny está muito comprometida e ele só consegue cantar e tocar com muita dificuldade mas mesmo assim, o som da guitarra dele ao vivo é uma coisa incomparável ! Mas nesse vídeo de 1970, ele está no auge da forma, viva o y2b !!! Notem que no vídeo, ele usa uma Epiphone Wilshire (guitarra que, às vezes, é vendida no ML na faixa de 1.000, 1.500 reais) e para os trabalhos de slide ele usa uma Fender de 12 cordas, porém encordoada com apenas as 6 cordas normais, ele dizia que era pela falta de grana na época, kkkk !
E viva o albino, Jimi Hendrix foi um dos fans dele, até topava tocar baixo, hehe !
Já que falei em Johnny Winter no post passado, gostaria de compartilhar uma joia rara que me enviaram, a apresentação do Johnny no Festival de Montreaux em 1970 ! Uma verdadeira aula de Blues ! Acompanho a carreira de Johnny Winter desde 1973, é o meu guitarrista preferido e o principal motivo pelo qual eu resolvi aprender a tocar guitarra, há uns dois anos atrás ele esteve na minha cidade e eu pude realizar o sonho de assisti-lo ao vivo, infelizmente a saúde do Johnny está muito comprometida e ele só consegue cantar e tocar com muita dificuldade mas mesmo assim, o som da guitarra dele ao vivo é uma coisa incomparável ! Mas nesse vídeo de 1970, ele está no auge da forma, viva o y2b !!! Notem que no vídeo, ele usa uma Epiphone Wilshire (guitarra que, às vezes, é vendida no ML na faixa de 1.000, 1.500 reais) e para os trabalhos de slide ele usa uma Fender de 12 cordas, porém encordoada com apenas as 6 cordas normais, ele dizia que era pela falta de grana na época, kkkk !
E viva o albino, Jimi Hendrix foi um dos fans dele, até topava tocar baixo, hehe !
Aula de ingles - Erros comuns em ingles -3
sexta-feira, 5 de abril de 2013
O cinco álbuns mais importantes para quem quer aprender a tocar o BLUES !!!
quarta-feira, 3 de abril de 2013
Olá !
Vamos deixar os equipamentos um pouquinho de lado e conversar sobre música ?! Gostaria de falar sobre os discos que eu acho os mais importantes de se ouvir para aprender a tocar o Blues !!! Então vamos lá !
#5 - The Howlin Wolf London Sessions - Howlin Wolf
O lendário Bluesman esteve em Londres em 1970 e deixou essas maravilhosas gravações, realizadas com o auxílio de Eric Clapton e Bill Wyman e Charlie Watts, dos Rolling Stones, dentre outros, uma verdadeira paulada, onde brilha também o extraordinário guitarrista do Wolf, Hubert Sumlin !
#4 - Born Under A Bad Sign - Albert King
Esse gigante é provavelmente o guitarrista mais imitado de toda a história, vocês escuta caras como Stevie Ray Vaughan simplesmente tocando seus riffs nota por nota, bends arrasadoras, muitas vezes bends compostas (uma bend sai do meio de outra !), simplesmente fantástico !
#3 - E.C Was Here - Eric Clapton
Nem de longe é o disco mais famoso de Clapton mas é uma verdadeira aula de Blues, gravado ao vivo com a "family band" que acompanhou Clapton nos anos 70, apenas o Blues tocado com sentimento e de uma maneira despretensiosa e agradável, aliás como sempre deveria ser !
#2 - Live at Filmore East - Allman Brothers Band
O lendário concerto gravado no auge da banda em 1970, ainda com o monstro da guitarra Duane Allman na formação, simplesmente espetacular, o duelo das guitarras entre Duane e o grande Dickey Betts é uma coisa que jamais será vista de novo no Rock, talvez esse seja melhor álbum ao vivo gravado de todos os tempos !
#1 - Progressive Blues Experiment - Johnny Winter
O melhor disco de guitarra Blues de todos os tempos, com o albino texano no auge da forma em 1969, bem antes de ter sua saúde comprometida pelas drogas, impressionante o nível em que esse maluco tocava nessa época, o álbum inteiro é maravilhoso, ele esgota o assunto tanto no Blues elétrico quanto no acústico tradicional, um show também da melhor slide guitar que esse planeta já ouviu, a faixa It's My Own Fault é para acordar os mortos, meu Deus !
É isso, abraço a todos !!!
Vamos deixar os equipamentos um pouquinho de lado e conversar sobre música ?! Gostaria de falar sobre os discos que eu acho os mais importantes de se ouvir para aprender a tocar o Blues !!! Então vamos lá !
#5 - The Howlin Wolf London Sessions - Howlin Wolf
O lendário Bluesman esteve em Londres em 1970 e deixou essas maravilhosas gravações, realizadas com o auxílio de Eric Clapton e Bill Wyman e Charlie Watts, dos Rolling Stones, dentre outros, uma verdadeira paulada, onde brilha também o extraordinário guitarrista do Wolf, Hubert Sumlin !
#4 - Born Under A Bad Sign - Albert King
Esse gigante é provavelmente o guitarrista mais imitado de toda a história, vocês escuta caras como Stevie Ray Vaughan simplesmente tocando seus riffs nota por nota, bends arrasadoras, muitas vezes bends compostas (uma bend sai do meio de outra !), simplesmente fantástico !
#3 - E.C Was Here - Eric Clapton
Nem de longe é o disco mais famoso de Clapton mas é uma verdadeira aula de Blues, gravado ao vivo com a "family band" que acompanhou Clapton nos anos 70, apenas o Blues tocado com sentimento e de uma maneira despretensiosa e agradável, aliás como sempre deveria ser !
#2 - Live at Filmore East - Allman Brothers Band
O lendário concerto gravado no auge da banda em 1970, ainda com o monstro da guitarra Duane Allman na formação, simplesmente espetacular, o duelo das guitarras entre Duane e o grande Dickey Betts é uma coisa que jamais será vista de novo no Rock, talvez esse seja melhor álbum ao vivo gravado de todos os tempos !
#1 - Progressive Blues Experiment - Johnny Winter
O melhor disco de guitarra Blues de todos os tempos, com o albino texano no auge da forma em 1969, bem antes de ter sua saúde comprometida pelas drogas, impressionante o nível em que esse maluco tocava nessa época, o álbum inteiro é maravilhoso, ele esgota o assunto tanto no Blues elétrico quanto no acústico tradicional, um show também da melhor slide guitar que esse planeta já ouviu, a faixa It's My Own Fault é para acordar os mortos, meu Deus !
É isso, abraço a todos !!!
Assinar:
Postagens (Atom)