Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente!

Estamos no FaceBook - Escola de Música Fabio Alencar

terça-feira, 30 de julho de 2013


Como retirar um botão (knob) da guitarra sem quebrar !

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Hi newbies !!!

Esse mico todo guitarrista já passou quando era iniciante, kkkkk ! Vejam só, por algum motivo ou mesmo por curiosidade, você resolveu retirar um botão de volume ou tonalidade da sua guitarra. Primeiro você tenta arrancar o knob com a mão, fazendo força mas o danado não sai de jeito nenhum ! Aí vem aquela ideia brilhante: "vou pegar uma chave de fenda, enfiar por baixo e retirar o knob !" ou então "vou pegar um alicate e puxar"... NÃO FAÇA ISSO JAMAIS !!! Se o knob for tipo rígido, como costumam ser os que vêm nas Les Pauls, ele quebra na hora ! Você vai ficar impressionado o tão rápido que esse knob vai quebrar ! Se for um knob de stratocaster, talvez até não quebre mas vai deformar e provavelmente também não sairá dessa maneira, você pode ainda marcar a pintura ou coisa pior...

Bem, como se faz então ? O jeito certo é pegar uma flanela macia, envolver o knob e então puxá-lo, ele deve sair com facilidade, mas puxe com delicadeza. Verifique antes se o knob tem algum parafuso lateral de afrouxamento, não é muito comum mas têm knobs assim.

Não vou me dar ao trabalho de explicar muito porque achei um vídeo onde um gringo explica direitinho como fazer isso (positivem o vídeo do cara !):




Muito bem, agora você sabe como fazer ! Mas olha só, se para tirar um simples knob já é complicado, imagina os problemas que podem acontecer se você retirar o escudo ou abrir a guitarra sem saber exatamente o que está fazendo. Não seria melhor deixar a curiosidade de lado por enquanto ou então levar a guitarra em um Luthier ?!

Abraços !

Fender Modern Player, a Fender "chinesa" que não é falsa !

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Olá amigos,

Os que acompanham minhas postagens há algum tempo sabem que o Blog tem especial atenção em esclarecer informações errôneas que circulam na internet, já publiquei posts que tratam de falsificações de marcas famosas e análises sobre instrumentos asiáticos.

Com a globalização, praticamente todos os fabricantes famosos de instrumentos musicais passaram a comercializar linhas de instrumentos produzidos na China. Alguns mantiveram a sua denominação original, criando apenas linhas diferenciadas para estes instrumentos mais baratos, como a PRS, Brian Moore, G&L, Ibanez e outros. Já a Gibson optou por produzir na asia apenas a sua segunda linha (Epiphone), nesse caso, pelo menos até o momento, qualquer "Gibson" chinesa é falsa.

No caso da Fender e aqui estou falando apenas de Fender mesmo e não de Squier, existe uma ligação antiga com o oriente através das linhas Fenders fabricadas no Japão, mas até a alguns anos não existiam Fenders fabricadas na China, Coreia, Indonésia, etc.


Fender Lite Ash

Mas por volta de 2004, a Fender lançou uma linha de guitarras chamadas "Lite Ash", basicamente um modelo Strat e uma Tele com corpo em ash com acabamento natural, braço em maple figurado e com marcações em abalone e captação Seymour Duncan. Esses belos instrumentos eram fabricados na Coreia, conforme muitas informações em fóruns internacionais, eram provenientes da Cortek, a indústria que fabrica as guitarras Cort mas nunca li uma confirmação oficial dessa informação.

Fender Lite Ash




Fender Modern Player

Mais recentemente, a Fender se rendeu e lançou uma linha completa com guitarras e baixos produzida na China chamada "Modern Player". Vamos ver as informações no site da Fender:

https://www.fender.com/series/modern-player/

Temos então uma descrição detalhada dos instrumentos no próprio site oficial da Fender, não há o que se discutir, portanto, quanto a existência dos mesmos, resta apenas analisar se são bons instrumentos e estão a altura da qualidade que podemos esperar de um instrumento com o logo Fender no headstock.

Infelizmente, nós, guitarristas, somos prisioneiros de conceitos equivocados, o que nos leva a delírios como supor que só as coisas antigas são boas, só o made in USA presta, coisa "vintage" (seja lá o que isso signifique !) é que é boa, etc, etc.

O fato é que as guitarras desta série têm o preço de tabela em torno de $600 (US$). Estranhamente, poucas lojas no Brasil estão disponibilizando essa linha, existe um vendedor com boas qualificações no ML que está vendendo o modelo Stratocaster por cerca de R$ 1.600,00. Ora, com essa grana o que podemos comprar de bom ? A melhor escolha seria, no meu entender uma Squier Classic Vibe, que é vendida inclusive um pouco mais cara.

Nesse caso, se a guitarra realmente tiver uma qualidade que seja compatível com as Fenders mexicanas, o custo/benefício estará muito bom, certo ?

Infelizmente não consegui ainda estar com uma Modern Player em mãos para testar mas o nosso querido amigo Mauricio Bahia, feliz e satisfeitíssimo proprietário de uma Modern Player Stratocaster fez fotos de grande qualidade da guitarra, as quais aqui publico com a sua autorização !

Vamos começar a analisar essas fotos:

Nessa primeira sequencia, destaco os trastes médios, os saddles com a inscrição "Fender", a inscrição "Crafted in China" e o serial iniciado com "CGF":



Mais detalhes do headstock com tarraxas vintage e o excelente acabamento do verniz


Notem que a ponte já tem o "big block" !



Finalizando, vamos ver um vídeo com a revier da Strat:




A conclusão é que essa Stratocaster é um instrumento que combina características vintage (tarraxas, ponte) e modernas (braço com 22 casas, trastes e humbucker na ponte). Se formos comparar com a Squier Classic Vibe, parece que as duas têm o mesmo padrão de qualidade, a Classic Vibe já vem com captadores em alnico, os da Modern Player são cerâmicos mas com toda a certeza o nome "Fender" no headstock da Modern Player vai garantir maior valor de revenda da mesma !

Então, pelos menos por enquanto, é o que podemos afirmar é que a guitarra parece excelente, mas isso é apenas uma suposição pelo exame das fotos. Assim que conseguir uma para testar, coloco um review completo da guitarra, abraço a todos !

Curso de Violão - Prendendo notas no braço do violão

terça-feira, 23 de julho de 2013


Adquirir hábitos corretos ao apertar as cordas do violão contra os trastes é importante. Ao prender uma nota, a ponta do dedo deve ficar logo atrás ou depois do traste. Se você apertar distante dele, a corda deverá trastejar, isto é, emitir zumbidos ou ruídos, se apertá-la bem sobre o traste, a corda soará abafada. É comum em iniciantes na prática de violão ou guitarra, silenciar sem querer outras cordas além das que se prendem. Isso é evitado mantendo os dedos na posição mais vertical possível.

Curso de violão e guitarra - Acústico versus elétrico

segunda-feira, 22 de julho de 2013


A guitarra elétrica é bem diferente de um violão ou guitarra acústica. Com uma variedade mais ampla de sons possíveis, ela é muito mais versátil. Contudo passar de um instrumento a outro não será muito difícil. Os maiores problemas são físicos. Por exemplo, a guitarra elétrica pode ser muito pesada e desconfortável para os ombros e pescoço.
Embora os dois tipos de instrumento tenham tamanhos aproximados, a largura da escala da guitarra é bem mais estreita: as cordas ficam mais próximas. Se você está habituado a apertar as cordas de um violão, será necessário unir mais os dedos na guitarra. A menos que tenha as mãos muito grandes, todavia, logo se acostumará com a adaptação. 

Aula de ingles - personalidade das pessoas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Aula de Ingles - Fazendo um pedido para alguem no trabalho
Curso de inglês grátis - video aula do curso de inglês do canal ESLWINNER. Nesta aula de Inglês vamos falar mais um pouco sobre a personalidade das pessoas e algumas outras características. Enjoy this Free English Class!!!!


Aula de teclado - Qual teclado comprar

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Confira as dicas do instrutor Alessandro Fonseca do CifraClub para ajudar você a comprar seu primeiro teclado ou  piano.
 

Curso de Violão - Como limpar o seu violão


O tipo mais simples e eficiente de fazer a manutenção de um violão é a limpeza. O indicado é limpar o violão sempre que ele for utilizado, caso isso não seja possível o violão deve ser limpo sempre que começar a ficar sujo, isso facilita muito a limpeza e pode diminuir bastante o tempo necessário para deixar um violão limpo e manter o acabamento sempre brilhante como novo.

Os Violões são instrumentos musicais construídos a partir de peças finas de madeira. Apesar de na maioria dos casos serem bem construídos e projetados, os violões não são feitos para suportar umidade e mudanças grandes de temperatura. Para conservar o violão por muito tempo o ideal é não utilizar produtos de limpeza que sejam abrasivos e também objetos de limpeza que sejam ásperos.

Antes de utilizar o violão você pode lavar as mãos, depois de utilizá-lo limpe as suas cordas utilizando um pano limpo e seco, pois isso ajuda a preservar as cordas por mais tempo e remove o excesso de oleosidade. Veja logo abaixo como fazer para limpar um violão corretamente.

Umedeça um pano limpo, macio e que não solte fiapos com água.
Aperte o pano até que ele fique ligeiramente umedecido.
Limpe a superfície do violão para remover toda a poeira, impressões digitais, e outros tipos de sujidades.
Logo em seguida passe um pano seco, limpo, macio e que não solte fiapos para retirar qualquer resquício de umidade sobre o violão.
Evite deixar o seu violão a exposição da luz solar por um longo período de tempo, sempre que possivel evite a umidade e mudanças repentinas de temperatura.

Sempre que possivel procure seguir as dicas de limpeza que são recomendadas pelo fabricante do violão, você também tem a opção de consultar a opinião de um especialista. Existem produtos no mercado que são específicos para a limpeza de instrumentos musicais, incluindo o violão.


Curso de Violão e Guitarra - As escalas mais usadas (Parte 01)

segunda-feira, 15 de julho de 2013


A Escala Maior

A Escala Maior é a mais importante de todas, pois a partir dela, obtemos todas as outras escalas. A fórmula para obtermos essa escala é:

Tônica - 2ª - 3ª - 4ª - 5ª - 6ª - 7ª - Oitava

Os intervalos são: 
Tônica --1 tom--> 2ª --1 tom--> 3ª --1/2 tom--> 4ª --1 tom--> 5ª --1 tom--> 6ª --1 tom--> 7ª --1/2 tom--> 8ª

Exemplos:
1 - se a tônica for C (Dó), temos: C D E F G A B C (Escala Maior de Dó).
2 - se a tônica for A (Lá), temos: A B C# D E F# G# A (Escala Maior de Lá).

Aplicando na guitarra:

1- Escala Maior de Dó:

e-----------------------------------------
B-----------------------------------------
G-----------2-4-5-------------------------
D-----2-3-5-------------------------------
A-3-5-------------------------------------
E------------------8-10-12-13-15-17-19-20-
1 3 1 2 4 1 2 4 1 2 4 1 2 4 1 2

ou

2- Escala Maior de Lá:

e-----------------
B-----------------
G-----------------
D-------------6-7-
A-------5-7-9-----
E-5-7-9-----------
1 2 4 1 2 4 1 2


Estes são apenas alguns exemplos de possibilidade de patterns (seqüências prontas) para a Escala Maior. Note que você pode aplicá-la em qualquer lugar do braço do violão ou guitarra, colocando a tônica em posições diferentes (ex: C no 8º traste da E grave ou 1º traste da B). 

É importante não ficar viciado em padrões "sobe-e-desce" da escala, pois isso limita sua criatividade na hora de escrever os licks. Tente improvisar sobre a escala de diferentes formas. Esta escala soa bem sobre os acordes maiores e tem uma sonoridade "alegre". É muito utilizada em rock, country, jazz e fusion.

 A Escala Menor

A Escala Menor é a Escala Maior com bemóis na 3ª, 6ª e 7ª. Logo, a sua fórmula é:

Tônica - 2ª - 3ª b - 4ª - 5ª - 6ª b - 7ª b - Oitava

Os intervalos são:

Tônica --1 tom--> 2ª --1/2 tom--> 3ª b --1 tom--> 4ª --1 tom--> 5ª --1/2 tom--> 6ª b --1 tom--> 7ª b --1 tom--> Oitava
Exemplo:

Escala Menor de Fá: F G Ab Bb C Db Eb F

Aplicando na guitarra ou violão: Fá Menor

e--------------------
B--------------------
G-------------6-8-10-
D------6-8-10--------
A-8-10---------------
E--------------------
1 3 1 2 4 1 2 4

Novamente (aliás, sempre), você pode criar quantos patterns quiser sobre a escala: basta tocar em lugares diferentes do braço. Quanto a sonoridade, essa escala soa mais melancólica, é muito utilizada nos mais diferentes estilos (pop, blues, rock, fusion, country e heavy metal) e é tocada sobre acordes menores.

Uma nota importante a se fazer é o fato de toda Escala Maior ter uma relativa Menor e vice-versa. Para descobrir qual é a relativa Menor, observe a 6ª nota da Escala Maior (ex: relativa menor de C é A); para a relativa Maior, veja a 3ª da Escala Menor (ex: relativa maior de D é F).

Escala Pentatônica Menor

Junto com a Pentatônica Maior, é a escala mais simples que você pode aprender. São apenas cinco notas . mas que soam muito bem e, pelo que me consta, é a escala mais utilizada em toda a história da guitarra elétrica. Alguns mestres nessa escala: Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, Jimmy Page e, claro, B.B. King e Jimi Hendrix.

É uma escala fácil de se tocar porque, como o número de notas é menor, a margem de erro no improviso também é menor. A fórmula é:

Tônica - 3ª b - 4ª - 5ª - 7ª b – Oitava

Exemplo: Penta Menor de E

e------------------------------------
B----------12-15b17--b17r15-12-------
G----12-14---------------------14----
D-14------------------------------14-
A------------------------------------
E------------------------------------
3 1 3 1 2 2 1 2 2


A escala é aplicável em quase todos os estilos musicais e soa bem sobre acordes Menores, Menores com 7ª ou com 7ª Dominante


Escala De Blues

Como o próprio nome já diz, é muito usada em blues. Trata-se de uma Pentatônica Menor com uma 5ª Menor incluída. Logo:

Tônica - 3ª b - 4ª - 5ª b - 5ª - 7ª b – Oitava

Exemplo -- Blues em E: E G A Bb B -D E

Na guitarra, temos, em E:

e-17-15----------------------------------
B-------17-15----------------------------
G-------------16-15-14-12-14b16-14-12----
D-------------------------------------14-
A----------------------------------------
E----------------------------------------

Tocamos essa escala sobre acordes Menores, Menores com 7ª, Menores com 9ª, 7ª Dominante e 9ª Dominante. 

Escala Pentatônica Maior

Essa escala é muito usada em country devido a sua sonoridade característica. Para obtê-la, utilizamos a mesma fórmula de construção do acorde Maj6/9:

Tônica - 3ª - 5ª - 6ª - 9ª - Oitava ou, se você preferir (é a mesma coisa): Tônica - 2ª - 3ª - 5ª - 6ª - Oitava

Exemplo -- Penta Maior de F: F G A C D F

Aplicando na guitarra, em F:

e----------------------------
B----------------------------
G----------------------------
D---------8-10b12-12---------
A-8-10-12------------12-10-8-
E----------------------------
1 2 4 1 2 4 4 2 1

É tocada sobre os acordes Maiores, Maiores com 7ª e com 7ª Dominante

Escala Menor Harmônica

É uma escala derivada da Escala Menor Natural. Apenas adicione um sustenido na 7ª:

Tônica - 2ª - 3ª b - 4ª - 5ª - 6ª b - 7ª - Oitava

Exemplo -- Menor Harmônica em A: A B C D E F G# A

Aplicando no braço:

e---------------------
B---------------------
G---------------------
D-----------------6-7-
A-------5-7-8-7-8-----
E-5-7-8---------------
1 2 4 1 2 4 2 4 1 2

Sua sonoridade é bem próxima a da Escala Menor Natural. Cai muito bem em solos rápidos estilo Yngwie Malmsteen (ouça esse cara tocar se você não o conhece ainda!).


Escola de Música Fabio Alencar: Música para Diversas Idades!!

sexta-feira, 12 de julho de 2013





Como se Tornar um Aluno Vip do Baixista André Sarmanho

sábado, 6 de julho de 2013

 
Bom Dia, estarei falando um pouco de como funciona as aulas em dvds e o conteúdo.
O curso tem duração de 7 meses e nesses sete meses você vai aprender sobre:
Conhecer o contrabaixo
Alongamentos
Tirando um bom Timbre do Baixo
Afinação
Exercícios da mão esquerda e direita
Formação de Acordes
Tríades e Tetrádes
Arpejos
Escalas Pentatônicas
Escalas Modos Gregos
Campo Harmônico maior e menor
Acordes com Sétima
Como Improvisar uma escala
Acordes Diminutos
Técnicas de Slap
Exercício com o Slap (Thumb e Pluck)
Criação de Grooves
Ritmos (Swingueira,Samba, Reggae, Axé, Forró Universitario e Romantico, Blues,Funk, Rock,Soul etc...)
Como adquirir velocidade no Slap
Slap Metralhadora (minha autoria)
Técnica Double thumb de Victor Wooten e os melhores exercícios para aprender na hora
Four Fingers
Two Hands
Campo Harmônico Menor Harmônico e Menor Melódica
Oque é Tritono , acordes Sus, e Cadência IIm7  V7  I7M
Como ler partitura e dicas de leitura a primeira vista
Como tirar música de ouvido
Como criar arranjos e solos
Notas mortas, Ghost note e como encaixar no groove e ritmos como samba, forró, swingueira etc...
E Muito mais!
E por Mês eu mando 11 Videos em Dvd + 8 apostilas em Pdf e Word + minha inteira ajuda pelo msn/facebook/skype.



O valor mensal é 50 reais, mais se adquirir 2 meses fica 90 reais, 3 meses fica 130 reais, 4 meses fica 170 reais e 5 meses fica 210 reais, 6 meses fica 260 e 7 meses(curso completo) fica 300 reais . O frete sempre é grátis! E para adquirir as aulas entra em contato comigo no email/msn: andrebaixista123@hotmail.com e deposite na conta:
caixa economica federal,  Agencia 0382 , Conta 55534-7 , poupança 013 , nome André Ricardo, com essa conta deposita na lotérica ou caixa, ao depositar me avisar o horário do deposito em meu email e me mandar o endereço completo para entrega das aulas, se quiser adquirir as aulas por Boleto ou Cartão de Crédito pode comprar aqui mesmo pelo blog na opção do Lado Direito onde tem os preços de cada pacote e módulo!

Banda Troad - Sinceridade Prá Mudar (Download) RARIDADE

Boa noite Galera!
Muita gente sempre me pergunta do video que postei da Banda Troad com a música Jericó, eu tenho o cd original mas vi que muita gente não tem pois o mesmo não comercializa mais.

Gosto muito do estilo do baixista do Troad o Robinho Tavares que recentemente é músico do cantor Ed Motta.
Você que não conhece a banda Troad sugiro você também baixar o Cd e escutar pois é groove do começo ao fim, mesmo que não é instrumental mas o Robinho arrebenta e vale a pena curtir.
Clica no link abaixo e baixe o Cd Sinceridade prá Mudar
http://www.mediafire.com/download/seg3cjcsqzt1pyd/Sinceridade_Pr%C3%A1_Mudar.rar
Mediafire

Meninas que tocam guitarra !

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Então, pelas mensagens que eu recebo, dá para ver que 95% da frequência do blog é masculina, aliás, muitos ainda pensam que guitarra é coisa para macho, rs... Nada mais falso, alguns dos melhores vídeos do YouTube mostram que as mulheres têm musicalidade, pegada e atitude de sobra quando se fala nas 6 cordas ! Vamos ver alguns vídeos ?

Eric Johnson ? John Mayer ? Não, é a Lari Basílio !




Adriana Simioni, música fantástica, técnica impecável !




O famoso vídeo da coreaninha Su, a Funky Guitar girl !




Outra coreaninha, belo timbre de Strat, linda interpretação da música do Larry Carlton !




Jess Lewis, 16 anos e tocando desse jeito...




E chega né ?! Se posto mais já é humilhação, abç a todos !