Bem, se eu pudesse resumir em uma frase o motivo desse blog existir, eu diria que seria para convencer os iniciantes a se concentrar no aprendizado e esquecer os detalhes sobre equipamentos. No entanto, quase todos os posts dos blog são sobre equipamentos ! Faço isso porque essa é principal preocupação dos iniciantes. Eu não entendo muito bem isso, afinal, comprar equipamentos é coisa que você pode fazer a qualquer momento da vida, já o aprendizado o quanto antes você começar, melhor !
Então, vamos deixar os equipamentos um pouco de lado e conversar um pouco sobre a melhor forma de aprender a tocar guitarra e também desfazer alguns conceitos errôneos que são ventilados nos fóruns e comunidades da internet.
Fazer aulas de guitarra ou ser autodidata ?
No primeiro post desse blog, eu comentei que tocar guitarra não é uma coisa fácil. Pois eu vou contar uma coisa para vocês, eu sou uma daquelas pessoas que nasceu autodidata. Gosto de estudar, pesquisar livros, material de estudos e apostilas. Embora minha área de formação seja engenharia e computação, consegui aprender sozinho muitas outras coisas complexas, como sobre o mercado financeiro e investimentos. Mas fracassei quando tentei aprender a tocar guitarra sozinho. Comprei livros, videoaulas, etc. mas não consegui me sair muito bem. É verdade que hoje, com a internet, youtube e os recursos multimídia, a quantidade e a qualidade do material didático sobre guitarra melhoraram muito mas a minha opinião é não tem a menor comparação entre você aprender com um bom professor ou ficar tentando pegar as coisas sozinho. O motivo disso é que o professor consegue acompanhar o seu progresso, ver exatamente as dificuldades que você está tendo na parte técnica e também consegue esclarecer as suas dúvidas, demonstrando diretamente no instrumento aquilo que você quer saber. Um outro motivo importantíssimo é que você se sente muito mais motivado quando tem um professor e sabe que esse professor vai cobrá-lo na próxima aula do conteúdo ensinado !
Isso não quer dizer que seja impossível você aprender a tocar sozinho, eu mesmo conheço um cara que aprendeu como autodidata e hoje é um excelente guitarrista, conhece muito de teoria musical. Mas ele mesmo reconhece que se tivesse aprendido com professores estaria muito mais a frente. Um problema sério é que aulas de guitarras são caras e o dinheiro anda curto para todo mundo. Porém, é um investimento que vale a pena. Faz sentido algumas pessoas acharem uma guitarra de R$ 800,00 barata e uma aula de guitarra de R$ 80,00 cara ?
E você não precisa ficar eternamente fazendo aulas, se você fizer aulas uma vez por semana durante uns 6 meses (claro que varia de aluno para aluno) com um bom professor, ele pode perfeitamente passar os principais conceitos de teoria e técnica que um guitarrista precisa, a partir daí, você pode seguir sozinho ou mesmo voltar às aulas após uns anos, quando sentir necessidade de mais informação.
Então, meu conselho é que você faça aulas, seja em uma escola de música ou com um professor particular. Se isso não for possível, por faltar grana ou então por não ter um professor de guitarra na sua cidade, então consiga o melhor material didático que puder e busque a orientação de algum amigo que já toque. Não vai ser isso que vai impedir você de aprender a tocar, certo ??
Vale a pena aprender teoria musical ?
A gente lê nos fóruns de guitarras que Jimi Hendrix era autodidata, que Eric Clapton não sabe nada de teoria musical, que os mestres dos Blues eram completos "analfabetos" musicais e por aí vai. Que o importante é o "feeling", o "sentimento", que "tá tudo nos dedos", e tal e tal. As coisas não são bem assim. Não é que esses gênios não tiveram educação musical, o que eles não tiveram foi uma educação formal. Isso quer dizer que eles aprenderam (e aprenderam muito !) na estrada com outros músicos, em geral, os pianistas e instrumentistas de sopro das bandas costumam ter bom conhecimento de teoria e acabam atuando como professores de música dos colegas que não sabem. E também não é verdade que músicos de Blues são apenas intuitivos. T. Bone Walker veio de uma família de músicos e sabia sim ler partituras muito bem. B.B. King declarou em uma entrevista à GP americana que sabia ler música. Quando você escuta as composições do Jimi Hendrix e vê o sofisticado trabalho de acordes que ele fazia ou mesmo identifica algumas intenções modais nos solos dele, começa a desconfiar de que ele entendia e muito de harmonia e improvisação.
É muito importante para um guitarrista entender os princípios básicos dos intervalos, montagem de acordes, campo harmônico e regras de harmonia. Sem esse conhecimento, você será um mero "decorador" de shapes de acordes, não será capaz de fazer substituições, inversões ou de reharmonizar um trecho musical. Talvez, se você permanecer um daqueles roqueiros que só sabem tocar "power chords" para sempre, não sinta tanta falta desse conhecimento, mas, e se você precisar tocar alguma coisa de MPB ou mesmo jazz, como fará ? Um bom professor poderá ensinar esse conteúdo para você em algumas aulas e você vai levar esse conhecimento para o resto da vida !
Da mesma maneira, todo músico deveria conhecer os conceitos básicos de improvisação musical, entender a aplicação da escala maior e seus modos, conhecer as escalas pentatônicas mais usuais, montagem de frases, etc. Também é um conteúdo que pode ser facilmente aprendido, se você tiver um bom professor. O segredo do braço da guitarra é revelado nesse estudo. Uma coisa que eu ficava admirado era como os guitarristas de jazz eram capazes de improvisar em qualquer região do braço, já os roqueiros ficavam presos ao shape das pentas. Quando aprendi a visualizar os modos da escala maior ao longo do braço, ficou mais fácil tocar fora dos shapes manjados.
Então, concluindo, vale MUITO a pena você estudar pelo menos o básico de teoria musical, isso vai abrir um mundo novo de possibilidades para você !
Vale a pena aprender a ler música ?
Já ouvi guitarrista dizer que não vale a pena aprender a ler música porque na guitarra, ao contrário do piano, por exemplo, uma mesma nota pode ser tocada em mais de uma corda. Embora seja verdade, acho um argumento pobre. A maior vantagem de entender a notação musical é que a maneira como a música é escrita diz bastante sobre como ela "funciona" e a sua estrutura. Você passa a ter uma visão melhor do que está acontecendo naquele trecho musical. Um outro aspecto é que a escrita musical traz a percepção e a compreensão dos ritmos das frases. Na verdade, é bem difícil fazer o estudo de um solo sem ter a partitura ou uma tablatura onde o ritmo das frases esteja escrito. Assim, se você conseguir ler o ritmo, poderá estudar as frases bem devagar com um metrônomo e depois ir aumentando aos poucos a velocidade. Caso contrário, dependerá do ouvido para percepção dos ritmos, coisa nem sempre muito fácil...
É muito importante entender a divisão rítmica das frases, então, já que vamos ter que aprender a ler esses ritmos (nem que seja nas tablaturas !), porque não nos esforçarmos mais um pouquinho e também aprender a ler a altura das notas e as outras notações ?! Ou você quer passar o resto da vida como aquele metaleiro que só toca tudo em semicolcheias ou sextinas ?!
Entendido ??!! É isso, então vamos estudar já, abç a todos !
Nenhum comentário:
Postar um comentário