Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente!

10-Melodia e ritmo

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Agora que já conhecemos estes dois elementos básicos da música,(melodia e ritmo), podemos ler nossa primeira música na partitura.



A melodia consiste em ler as notas sucessivamente, uma após a outra. E o ritmo nós conseguiremos executá-lo bem, à medida em que formos aprendendo a respeitar as diferentes durações das figuras de som.



O que vai acontecer é que iremos unir as notas musicais que aprendemos a identificar na pauta, com o rítmo que é composto a partir das diferentes combinações das figuras de som e pausas.




Quando entoamos as notas na altura certa, isto é , quando reproduzimos as notas com o som que elas realmente têm, e respeitarmos as durações das figuras de som, o resultado é música.

Somente lendo esta aula, sem noção alguma do som exato das notas, não dá pra perceber a música se formando. Por isso foi disponibilizado um link paravocê poder baixar áudio da execução de cada figura usada como exemplo.







Vamos à música:


Abaixo temos uma partitura de uma musica bem conhecida.

O primeiro passo que você deve dar é conseguir ler o ritmo. Apenas usando a sílaba TÁ.



Clique na imagem para ampliar.


Nesta segunda figura, faça, além deler o ritmo, o trabalho de identificação das notas.


Veja!


Clique na imagem para ampliar.

Fig.02 Baixe o áudio


Na terceira figura iremos fazer a divisão ritmica, leitura das notas respeitando o ritmo, como já fizemos nos dois exercícios acima e iremos também entoar as nota em sua altura exata, o que irá resultar em música.

Este terceiro exemplo será demonstrado com o som de uma flauta doce.



Clique na imagem para ampliar.


E é dessa forma que montamos este simples quebra-cabeças chamado partitura, e conseguimos Interpretar nossa 1ª partitura.


Lembre-se a música escrita, (partitura) não é algo de outro planeta. Foi desenvolvida por homens, ao longo de céculos, com a simples finalidade de ajudar-nos a representar de maneira escrita os sons musicais com suas diferentes interpetações.
Regras para comentários
Aula 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário