A melodia consiste em ler as notas sucessivamente, uma após a outra. E o ritmo nós conseguiremos executá-lo bem, à medida em que formos aprendendo a respeitar as diferentes durações das figuras de som.
O que vai acontecer é que iremos unir as notas musicais que aprendemos a identificar na pauta, com o rítmo que é composto a partir das diferentes combinações das figuras de som e pausas.
Quando entoamos as notas na altura certa, isto é , quando reproduzimos as notas com o som que elas realmente têm, e respeitarmos as durações das figuras de som, o resultado é música.
Somente lendo esta aula, sem noção alguma do som exato das notas, não dá pra perceber a música se formando. Por isso foi disponibilizado um link paravocê poder baixar áudio da execução de cada figura usada como exemplo.
Vamos à música:
Abaixo temos uma partitura de uma musica bem conhecida.
O primeiro passo que você deve dar é conseguir ler o ritmo. Apenas usando a sílaba TÁ.
Clique na imagem para ampliar.
Nesta segunda figura, faça, além deler o ritmo, o trabalho de identificação das notas.
Veja!
Clique na imagem para ampliar.
Na terceira figura iremos fazer a divisão ritmica, leitura das notas respeitando o ritmo, como já fizemos nos dois exercícios acima e iremos também entoar as nota em sua altura exata, o que irá resultar em música.
Este terceiro exemplo será demonstrado com o som de uma flauta doce.
Clique na imagem para ampliar.
E é dessa forma que montamos este simples quebra-cabeças chamado partitura, e conseguimos Interpretar nossa 1ª partitura.
Lembre-se a música escrita, (partitura) não é algo de outro planeta. Foi desenvolvida por homens, ao longo de céculos, com a simples finalidade de ajudar-nos a representar de maneira escrita os sons musicais com suas diferentes interpetações.
Regras para comentáriosAula 11
Nenhum comentário:
Postar um comentário