Não estamos falando do volume de som das notas, mas sim das diferenças de entonação entre os sons delas, umas são agudas, outras médias, outras graves.
Essa distância sonora determina os diferentes sons que cada uma delas tem.
Exemplo:
Entre as notas RÉ e MI, pelo mesmo processo visto no exemplo acima, encontramos a nota RÉ# ou MIb.
Ao fato de um mesmo som ter nomes diferentes, chamamos de ENARMONIA.
- As notas musicais que possuem sustenido ou bemol, são também chamadas de notas cromáticas ou alteradas.
- Cada nota musical pode ser comparada a um alvo, onde acertar esse alvo "bem na mosca", significa entoar essa nota em seu som exato.
- Quando não conseguimos acertar o som,ou seja, a altura exata da nota, incorremos no erro de semitonar . O mesmo que DESAFINAR.
Neste segundo exemplo o som certamente não será muito agradável de se ouvir.
O sustenido (#) quando colocado em uma nota natural, Do por exemplo,eleva a altura dessa nota em meio tom (um semitom). Esta nota ficará meio tom mais aguda.
Ouça o efeito do sustenido na nota dó.
Já o bemol (b)tem efeito similar ao do sustenido, so que em sentido contrário.
O sustenido aumenta, e o bemol (b) abaixa em meio tom (um semitom) a altura da nota. A nota ficará um semitom mais grave.
Ouça o efeiro do bemol sobre a nota ré.
Além desses dois acidentes, existem o Dobrado sustenido, que se parece um pouco com a letra "x".
A exemplo do sustenido, ele também eleva a altura da nota, só que ao invés de elevar um semitom apenas, ele irá aumentar a altura da nota em dois semitons (um tom). Isso irá fazer com que o som da nota Dó dobrado sustenido, seja exatamente o mesmo som da nota RÉ natural. Pois o RÉ natural, encontra-se a dois semitons acima da nota DÓ natural.
O outro acidente é o Dobrado bemol, "bb" . Funciona de forma parecida com o bemol, só que ao invés de abaixar a altura da nota em um semitom apenas, ele abaixa a entoação dessa nota em um tom(dois semitons). Por consequëncia a nota RÉ dobrado bemol, terá o mesmo som da nota DÓ natural. Pois o DÓ natural encontra-se dois semitons abaixo da nota RÉ.
Não se preocupe. Este assunto embora seja extenso, é bem simples de entender.
Lembre-se, de Dó a Si existem 12 sons. Dessas 12 notas, 7 são notas naturais (do re mi fa sol la si) e 5 são notas alteradas (do# ou reb), (re# ou mib), (fa# ou sol b), (sol# ou lab), e (la# ou sib).
Observação: O som da nota MI dobrado sustenido vai ser o mesmo que o som da nota FÁ#. E o som da nota SI dobrado sustenido,será o mesmo som da nota DÓ#.
O som da nota FÁ dobrado bemol, será o mesmo que o da nota MIb. E o som da nota DÓ dobrado obemol, será o mesmo que o da nota SIb .
Tudo isso porque, como já sabemos, de mi para fá e de si para dó o intervalo é de um semitom.
ALTERAÇÕES OCORRENTES
O efeito das alterações ocorrentes atua apenas sobre:
- as notas de mesma altura da nota que recebeu a alteração.
- as notas que estiverem DEPOIS da nota que recebeu a alteração ocorrente.
Exemplo:
No exemplo acima, a 4ª nota Dó em que aparece o sustenido, e as duas últimas, serão Dó sustenido.
As três primeiras notas do exemplo e as duas notas mais agudas do exemplo, são Dó natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário