- Quando houver uma quiáltera dentro de um compasso, haverá sobre o grupo de notas que formam essa quiáltera, um número indicando quantas notas compõem o grupo das quiálteras.
No exemplo acima pode-se ver como a quiáltera se diferencia em nº de figuras em um compasso.
Embora as quiálteras possuam uma quantidade de notas maior do que a normal, as notas que compõem a quiáltera devem ser executadas no tempo em que se executaria um grupo normal de notas.Ou seja; Se em um tempo executamos duas colcheias.(primeiro compasso) Também em um tempo são executadas as quiálteras de colcheia.(segundo compasso)
Por exemplo se (como no exemplo acima) a quantidade de figuras da quiáltera altera para mais a quantidade normal de notas, a quiáltera é clasificada como aumentativa .
Se a quiáltera altera para menos a quantiade normal de figuras, ela é classificada como quiáltera diminutiva.
Existem ainda outras classificações possíveis a serem dadas a quiáltera, porém nenhuma dessas classificações modifica a maneira de executar esse grupo especial de notas.
Clique na imagem para ampliar.
Baixe e ouça o áudio da imagem.
Existem infinitas formas de escrever as quiálteras, com diferentes quantidades de notas e muitas outras combinações das diferentes figuras de som e pausa.
Os links baixo remeterá você a uma página de download contendo arquivos no formato .pdf e .mp3
O arquivo pdf traz alguns exemplos das diferentes possibilidades de quiálteras, e o arquivo mp3 traz o áudio desses exemplos em pdf.
Baixe os arquivos e familiarize-se com as quiálteras.
Link para exemplos de quiálteras em pdf
Link para áudio dos exemplos de quiálteras em mp3
Nenhum comentário:
Postar um comentário