Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente!

17-Adamento

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Andamento

Cada estilo de música tem uma velocidade característica.
São inúmeros os tipos de rítmo e as variações de velocidade dentro de cada um deles.
À velocidade em que uma música é tocada, chamamos andamento.
A velocidade do andamento de uma música é medida em BPM, (Batidas Por Minuto).
Exemplo:
Se marcarmos em um relógio, um minuto, temos sessenta segundos.
Tazendo isso para o raciocínio das batidas por minuto, BPM, e transformando cada segundo em uma batida, ou um tempo, teremos sessenta BPM, batidas por minuto.
Sessenta batidas por minuto é um exemplo de velocidade lenta usada em música.

Nesta aula iremos aprender a identificar e representar na prtitura os diferentes andamentos, as diferentes velocidades imprimidas em uma música.

Os andamentos se dividem em três grupos básicos:



  1. Andamentos lentos
  2. Andamentos médios
  3. Andamentos rápidos
Dentro de cada um desses 3 grupos (lentos, médios e rápido) existem variações de velocidade.
Antes de mostrar como se representa isso na partitura, vamos conhecer as variações de velocidade e de que maneiras elas podem ser representadas.

No início do século 18 compositores italianos usavam palavras para representar os diferentes andamentos. Ex: Lento, Moderatto, Allegro, Alegríssimo.

Cada uma dessas palavras determinava uma velocidade diferente a ser imprimida na música ou trecho musical.
No início do século 19 foi inventado o metrônomo, uma espécie de relógio regulável capaz de marcar com regularidade a pulsação dos tempos por minuto.
Com a invenção do metrônomo surgiu mais uma maneira de representar a velocidade de uma música. Ex: 60 Bpm, 120 Bpm , 40 Bpm, etc..




Veja agora a relação aproximada entre as Batidas por minuto do metônomo e cada uma das expressões italianas usadas para representar as diferentes velocidades de uma música.

Andamentos lentos ( +ou - 40 a 72 Bpm)



  • Lentíssimo - O mais lento possível
  • Grave - 40 Bpm
  • Largo - 44 a 48 Bpm
  • lento - 50 a 54 Bpm
  • Adágio - 54 a 58 Bpm
  • Larghetto - 60 a 63 Bpm
Andamentos médios (+ ou - 72a 120 Bpm)
  • Andante - 63 a 72 Bpm
  • Andantino - 69 a 80 Bpm
  • Sostenuto - 76 a 84 Bpm
  • Maestoso - 84 a 88 Bpm
  • Moderato - 88 a 92 Bpm
  • Allegretto - 104 a 108 Bpm
  • Animato -120 Bpm
Andamentos rápidos (+ ou - 120 a 208 Bpm)


  • Allegro - 132 Bpm
  • Vivace ou vivo - 160 Bpm
  • Presto - 184 Bpm
  • Prestíssimo - 208 Bpm
  • Alegríssimo - O mais depressa posível.
As indicações de andamento são escritas no início da partitura, preferêncialmente sobre a fração de compasso.


Podem ser usadas as palavras em italiano, as indicações de Bpm, ou ainda as duas indicações juntas.





Vale lembrar que cada pulsação, ou batida por minuto marcada no metrônomo, em princípio equivale a cada um dos tempos de um compasso.

Aula anterior

Não entendeu

Próxima aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário