email-newsletter-popup
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente!
tecnica-vocal

17-Adamento

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Andamento

Cada estilo de música tem uma velocidade característica.
São inúmeros os tipos de rítmo e as variações de velocidade dentro de cada um deles.
À velocidade em que uma música é tocada, chamamos andamento.
A velocidade do andamento de uma música é medida em BPM, (Batidas Por Minuto).
Exemplo:
Se marcarmos em um relógio, um minuto, temos sessenta segundos.
Tazendo isso para o raciocínio das batidas por minuto, BPM, e transformando cada segundo em uma batida, ou um tempo, teremos sessenta BPM, batidas por minuto.
Sessenta batidas por minuto é um exemplo de velocidade lenta usada em música.

Nesta aula iremos aprender a identificar e representar na prtitura os diferentes andamentos, as diferentes velocidades imprimidas em uma música.

Os andamentos se dividem em três grupos básicos:



  1. Andamentos lentos
  2. Andamentos médios
  3. Andamentos rápidos
Dentro de cada um desses 3 grupos (lentos, médios e rápido) existem variações de velocidade.
Antes de mostrar como se representa isso na partitura, vamos conhecer as variações de velocidade e de que maneiras elas podem ser representadas.

No início do século 18 compositores italianos usavam palavras para representar os diferentes andamentos. Ex: Lento, Moderatto, Allegro, Alegríssimo.

Cada uma dessas palavras determinava uma velocidade diferente a ser imprimida na música ou trecho musical.
No início do século 19 foi inventado o metrônomo, uma espécie de relógio regulável capaz de marcar com regularidade a pulsação dos tempos por minuto.
Com a invenção do metrônomo surgiu mais uma maneira de representar a velocidade de uma música. Ex: 60 Bpm, 120 Bpm , 40 Bpm, etc..




Veja agora a relação aproximada entre as Batidas por minuto do metônomo e cada uma das expressões italianas usadas para representar as diferentes velocidades de uma música.

Andamentos lentos ( +ou - 40 a 72 Bpm)



  • Lentíssimo - O mais lento possível
  • Grave - 40 Bpm
  • Largo - 44 a 48 Bpm
  • lento - 50 a 54 Bpm
  • Adágio - 54 a 58 Bpm
  • Larghetto - 60 a 63 Bpm
Andamentos médios (+ ou - 72a 120 Bpm)
  • Andante - 63 a 72 Bpm
  • Andantino - 69 a 80 Bpm
  • Sostenuto - 76 a 84 Bpm
  • Maestoso - 84 a 88 Bpm
  • Moderato - 88 a 92 Bpm
  • Allegretto - 104 a 108 Bpm
  • Animato -120 Bpm
Andamentos rápidos (+ ou - 120 a 208 Bpm)


  • Allegro - 132 Bpm
  • Vivace ou vivo - 160 Bpm
  • Presto - 184 Bpm
  • Prestíssimo - 208 Bpm
  • Alegríssimo - O mais depressa posível.
As indicações de andamento são escritas no início da partitura, preferêncialmente sobre a fração de compasso.


Podem ser usadas as palavras em italiano, as indicações de Bpm, ou ainda as duas indicações juntas.

Bpm



Palavra



Palavra+e+Bpm

Vale lembrar que cada pulsação, ou batida por minuto marcada no metrônomo, em princípio equivale a cada um dos tempos de um compasso.

Aula anterior

Não entendeu

Próxima aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário