OUTRO EXEMPLO
Somente essas notas fazem parte do tom de sol maior.
Existem muitas tonalidades diferentes. Algumas são meramente teóricas.Por isso explicaremos somente a forma prática de identificar, a maneira de descobrir quais as notas que podem ou não ser usadas em cada tom, e como identificar na partitura o tom de uma música.
Pois como já foi dito, existem muitos tons diferentes, além do que, na prática, dois tons de nomes diferentes podem ter as mesmas notas.
Seria uma explicação pouco proveitosa, e deixaria muitas dúvidas. Então vejamos primeiro como saber que notas podem serusadas no tom.
VEJA O EXEMPLO
Esta partitura pode estar escrita no tom de Sol maior ou Mi menor. Os dois tons tem exatamente as mesmas notas, mas existe uma diferença fundamental entre eles. Explicar essa pequena diferença entre estes dois tons, agora, já daria "pano pra manga". O que dá para adiantar é que eles são também chamados tons relativos.
Acima você viu que no tom de SOL MAIOR o FÁ é sustenido.
Repare que na partitura do exemplo acima existe um sinal de # (sustenido) extamente na posição da nota FÁ. Isso quer dizer que até que haja indicação contrária, a nota FÁ não será tocada e sim a nota FÁ#.
VEJA MAIS UM EXEMPLO
Repare que agora existem três sustenidos no início da partitura.
O primeiro está na posição da nota FÁ, o segundo na posição da nota DÒ, e o terceiro na posição da nota SOL .
Isso quer dizer que até que haja indicação contrária no decorrer da partitura, as notas FÁ,DÓ e SOL, não devem ser tocadas. E sim FÁ#, DÓ# e SOL#.
AGORA UM EXEMPLO COM OS BEMÓIS
A partitura está em LÁb Maior ou FÁ Menor
Repare que os bemóis ocupam a posição das notas SI, MI, LÁ e RÉ .O que quer dizer que essas notas devem ser substituídas por SIb, MIb LÁb e RÉb.
Nenhum comentário:
Postar um comentário