Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente!

18-Dinâmica

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Chama-se dinâmica o grau de intensidade ( volume, força ) com o qual um determinado som é emitido.

Existem inúmeras formas de representar a dinâmica, contudo, se fossemos explanar a fundo todos os temas referentes a teoria músical e suas diversas formas representativas estariamos iniciando nossos estudos já com perda da produtividade.

O conteúdo exposto foi planejado para ser plenamente capaz de atender as necessidades básicas do iniciante em música.

Uma vez adquirido tal conhecimento, e havendo interesse do novo músico em continuar seus estudos, aí sim, ele, com o acompanhamento de um professor, vai se aprofundar nos studos de teoria musical e das técnicas pertinentes a seu instrumento.

Quanto a dinâmica, dando prosseguimento ao nosso aprendizado, vamos conhecer alguns de seus sinais mais utilizados.

A música pode ser tocada com diferentes intensidades, ou seja, diferentes volumes e variações desse volume em determinados trechos da música.
Para indicar se uma parte será tocada com mais, ou menos, volume ou força , que outra, são usados os sinais de intensidade (dinâmica).

Abaixo temos a imagem de um gráfico que pode ser comparado a um indicador de volume de um aparelho de som qualquer. Com ele dá pra se ter uma noção da relação entre os diferentes sinais de dinâmica.
Observe:

Acima está representada, de maneira simples, a hierarquia dos sinais de dinâmica.
Por exmplo o MF (meio forte) não pode ter o volume maior do que o F (forte), bem como o PP (Pianíssimo) não pode ter o volume menor que o PPP (pianissíssimo).



A Dinâmica na prática.
No exemplo abaixo podemos ver na prática como podem ser escritos os sinais de dinâmicas.
Perceba que os dois primeiros tempos do compasso tem a indicação F (forte) e a partir do terceiro tempo até o primeiro tempo do compasso seguinte o volome deve ir crescendo até que chegue a FF (Fortíssimo).

No exemplo abaixo temos, além do sinal PP (pianíssimo), outros dois sinais chamados crescendo e decrescendo.
Estes sinais indicam que o executante deve tocar a nota começando com um volume pianíssimo, crescer aproximadamente até o piano e novamente baixar o volume até que ele retorne ao pianíssimo.

Clique na imagem para ampliar.

Não entendeu?

Aula anterior.

Próxima Aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário