CURSO DE VIOLÃO E GUITARRA
CAMPO HARMÔNICO MAIOR
Campo Harmônico é um conjunto de acordes que forma uma harmonia. Esses acordes são extraídos de uma só escala estrutural, geralmente a escala tônica ou maior. Também pode ser chamado de estrutura tonal visto que o desenvolvimento da harmonia está inteiramente ligado ao aparecimento e desenvolvimento do conceito de tonalidade.
Campo Harmônico Maior
As melodias geralmente são feitas dentro de um contexto em que existe um Centro Tonal indicando uma harmonia e uma escala. Para montar o campo harmônico da escala maior é necessário conhecermos os intervalos e notas pertercentes a ela e depois montamos os acordes em cada intervalo de acordo sobrepondo as terças. O resultado serão 7 acordes, sendo que cada um poderá ser classificado de acordo com os conceitos daharmonia funcional:1º Grau (tônica), 2º Grau (supertônica), 3º Grau (mediante), 4º Grau (subdominante), 5º Grau (dominante), 6º Grau (superdominante) e o 7º Grau (sensível). Os acordes perfeitos (maiores ou menores, consoante a tonalidade em que se inscreve a melodia) que se formam sobre estes graus da escala (que é o fundamento da tonalidade) é que vão definir a estrutura do acompanhamento harmônico que está subjacente à melodia.
Intervalos da escala maior
I - 1 tom - II - 1 tom - III - 1/2 tom - IV - 1 tom - V - 1 tom - VI - 1 tom - VII - 1/2 tom - VIII
Notas da escala Dó maior (C)
C -1 tom- D -1 tom- E -1/2 tom- F -1 tom- G -1 tom- A -1 tom- B -1/2 tom- C
Exemplo de Campo Harmônico de C (dó)
Para formar um acorde com terças inicie com a nota do grau desejado, pule o grau seguinte e adicione a próxima nota sucessivamente até formar um acorde de 3, 4 ou 5 notas:
C => (C, E, G) ou CMaj7 => (C, E, G, B)
Para se formar um acorde maior, como vimos acima, segue também os intervalos entre as notas dos acordes:
2 tons da tônica para a terça (de C para E) 1 tom e meio da terça para a quinta (de E para G) 2 tons da quinta para a sétima (de G para B)
obs:Todos os acordes MAIORES com sétima MAIOR, irão ter os mesmos intervalos.
Dm => (D, F, A) ou Dm7 => (D, F, A, C)
Veja o Campo Harmônico de C MAIOR:
C Dm Em F G Am Bm7(b5) ou BØ
Os acordes formados no campo harmônico maior sempre seguirão uma regra, que é a seguinte:
1º grau: sempre maior. ex: C
2º grau: sempre menor. ex: Dm
3º grau: sempre menor. ex: Em
4º grau: sempre maior. ex: F
5º grau: sempre maior com sétima. ex: G7 ou G
6º grau: sempre menor. ex: Am
7º grau: sempre meio diminuto. ex: Bm7(b5) ou BØ ou Bdim
Campo Harmônico Maior
As melodias geralmente são feitas dentro de um contexto em que existe um Centro Tonal indicando uma harmonia e uma escala. Para montar o campo harmônico da escala maior é necessário conhecermos os intervalos e notas pertercentes a ela e depois montamos os acordes em cada intervalo de acordo sobrepondo as terças. O resultado serão 7 acordes, sendo que cada um poderá ser classificado de acordo com os conceitos daharmonia funcional:1º Grau (tônica), 2º Grau (supertônica), 3º Grau (mediante), 4º Grau (subdominante), 5º Grau (dominante), 6º Grau (superdominante) e o 7º Grau (sensível). Os acordes perfeitos (maiores ou menores, consoante a tonalidade em que se inscreve a melodia) que se formam sobre estes graus da escala (que é o fundamento da tonalidade) é que vão definir a estrutura do acompanhamento harmônico que está subjacente à melodia.
Intervalos da escala maior
I - 1 tom - II - 1 tom - III - 1/2 tom - IV - 1 tom - V - 1 tom - VI - 1 tom - VII - 1/2 tom - VIII
Notas da escala Dó maior (C)
C -1 tom- D -1 tom- E -1/2 tom- F -1 tom- G -1 tom- A -1 tom- B -1/2 tom- C
Exemplo de Campo Harmônico de C (dó)
Para formar um acorde com terças inicie com a nota do grau desejado, pule o grau seguinte e adicione a próxima nota sucessivamente até formar um acorde de 3, 4 ou 5 notas:
C => (C, E, G) ou CMaj7 => (C, E, G, B)
Para se formar um acorde maior, como vimos acima, segue também os intervalos entre as notas dos acordes:
2 tons da tônica para a terça (de C para E) 1 tom e meio da terça para a quinta (de E para G) 2 tons da quinta para a sétima (de G para B)
obs:Todos os acordes MAIORES com sétima MAIOR, irão ter os mesmos intervalos.
Dm => (D, F, A) ou Dm7 => (D, F, A, C)
Veja o Campo Harmônico de C MAIOR:
C Dm Em F G Am Bm7(b5) ou BØ
Os acordes formados no campo harmônico maior sempre seguirão uma regra, que é a seguinte:
1º grau: sempre maior. ex: C
2º grau: sempre menor. ex: Dm
3º grau: sempre menor. ex: Em
4º grau: sempre maior. ex: F
5º grau: sempre maior com sétima. ex: G7 ou G
6º grau: sempre menor. ex: Am
7º grau: sempre meio diminuto. ex: Bm7(b5) ou BØ ou Bdim
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