Lançado em 2011 o livro PEDAGOGIAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL - Beatriz Ilari e Teresa Mateiro (organizadoras).
O livro apresenta didaticamente artigos sobre dez métodos de educação musical de importância no mundo e no Brasil. Dentre esses métodos a professora Beatriz Ilari fala sobre o Método Suzuki. Uma importante referência para quem vai trabalhar com esse Método ou gostaria de conhecer seus princípios e sua história (de Shinichi Suzuki).
Em linguagem simples, numa pesquisa minuciosa - o livro também é indicado a professores, pais e alunos que querem saber mais sobre esse método.
BEATRIZ ILARI: "é Ph. D em música (McGill University - Canadá), mestre e especialista em educação musical. Iniciou estudos de violino com Shinobu Saito em Campinas /SP e mais tarde foi professora de violino pelo Método Suzuki. (...) Tornou-se pesquisadora em educação musical mas nunca abandonou as idéias filosóficas como aluna e professora do Método Suzuki. Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR)".
A EDUCAÇÃO DO TALENTO - O MÉTODO SUZUKI
Segundo Ilari: " mais do que um simples método instrumental a Educação do talento é uma verdadeira filosofia educacional que propõe uma nova leitura da criança instrumentista, do talento, do papel da socialização na aprendizagem instrumental e do potencial musical na vida humana."
A autora fala da importância da contribuição de Suzuki sobre talento musical: "não é fruto do acaso, e nem é uma forma de herança genética, mas sim consequência do estudo sistemático" Ilari (2011).
Suzuki fala que "todas as crianças tem potencial para aprender e tal potencial pode ser desenvolvido desde que o ambiente ao redor da criança seja estimulante e a instrução apropriada" (SUZUKI apud. ILARI, 2011, P. 188) . No Método Suzuki é reforçada a ideia de que "a aprendizagem instrumental não é privilégio de indivíduos especiais, mas pode ser para todas as crianças" Ilari (2011).
Ao longo do texto Ilari apresenta os princípios do método, a história de Suzuki, a vinda do método para o Brasil (através de Irmã Wilfred) e os primeiros professores que começaram no Brasil.
Também a autora demonstra como o desenvolvimento musical ocorre no Método Suzuki, sua proposta pedagógica, origens culturais e filosóficas, a relação triádica - aluno - pais - professor.
Interessante também o estudo sobre a importância da memória, as repetições e influências do zem-budismo dentro do Método Suzuki na prática musical e desenvolvimento do aluno como pessoa.
A autora também fala do material didático - os métodos organizados pedagogicamente e as principais críticas que o método tem. Essas críticas são relacionadas a maneiras diferentes de se aplicar o Método, as vezes sem o conhecimento dos princípios filosóficos e falta de preparo de alguns professores que tentam utilizar o Método.
Outro aspecto enfatizado por Ilari é a importância que o Método Suzuki dá à motivação, prática em grupo e socialização dentro do desenvolvimento musical do aluno. "Além de prazerosas, as aulas e apresentações dão oportunidades para que as crianças troquem idéias e aprendam umas com as outras, por meio da observação, audição e, é claro, imitação, porém de forma não competitiva" (ILARI, 2011, P. 202).
Vale a pena a leitura desse capítulo, assim como de todo o livro que fala de dez métodos diferentes de educação musical.
referência:
ILARI, Beatriz, Shinichi Suzuki - a educação do talento in Pedagogias em Educação Musical, Curitiba, Ed. IBPEX, 2011.
abraço
Katarina
kataviola@hotmail.com
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