Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente!

Existe violino para canhoto?

sábado, 28 de dezembro de 2013

O violino faz parte de minha vida há 27 anos. Estudei por alguns anos e depois passei a dar aulas (continuo aprendendo até hoje). Dei aulas por 15 anos e muitos desses alunos eram canhotos, porém fiz questão de ensinar na posição em que conhecemos como natural do instrumento, ou seja apoiado no ombro esquerdo.
Aprender violino, por si só, já tem suas dificuldades, no entanto são as mesmas tanto para destros quanto para canhotos.
Sendo assim, em minha opinião não devemos alterar o lado do violino e muito menos inverter as cordas.
O que pode acontecer se invertermos as cordas?
Em primeiro lugar o violino, apesar de simétrico por fora, sua estrutura interna apresenta configuração específica para receber a tensão das cordas. Se as invertermos estaremos prejudicando o instrumento, podendo até mesmo danificá-lo em sua estrutura.
Dificuldades para canhotos
No aprendizado do violino, usamos as duas mãos (e braços também kkk) e para o canhoto que quiser aprender a tocar na posição tradicional, a maior dificuldade estará no trato com o arco.
O arco deve ser manuseado com leveza, utilizando -se dos movimentos do punho e antebraço. Sem tensioná-los.
Como segurar o arco

Com as duas falanges do polegar um pouco curvadas. O polegar deve estar na extremidade do talão, deixando o polegar metade para a madeira do arco e metade para o talão. O polegar deve estar perpendicular em relação ao arco (essa é uma posição bastante complicada inicialmente). Conheço violinistas profissionais que não seguram o arco dessa forma.

Deve-se segurar o arco entre a 1ª e 2ª falanges do indicador e na 1ª falange do médio; deixar o dedo mínimo na forma arredondada e perto do botão do arco. O dedo anular é deixado naturalmente. O polegar deve estar no meio do dedo indicador e do médio, só que do outro lado do arco .É importante salientar que nem todo mundo é igual, portanto o professor deve ir auxiliando o estudante a encontrar a melhor posição, sempre de forma natural. Quanto mais natural for a forma de pegar o violino, maior será a facilidade no aprendizado.
Vou procurar postar mais alguns assuntos específicos do violino! Se tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários que terei o maior prazer em responder!!
Bons estudos!
Cursos que poderão te ajudar:

Dicas para Criar Groove e Equalizar o Amplificador para o Slap!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Venho nessa postagem apresentar para vocês meu novo vídeo onde eu ensino um Groove no Contrabaixo e também como equalizar o amplificador para ter um bom timbre na técnica de Slap.
Estou usando o Amplificador da Frahm o MP3000 que serve para qualquer instrumento e ainda muito versátil para você poder ligar um Pendrive, Cartão de Memória, Celular, PC, iPad, iPhone etc... e isso facilita pra você tirar músicas, solar em cima de backing track, criar arranjos, estudar, e uma infinidade de opções. 
Conheça mais do que esse excelente amplificador tem para oferecer para nós músicos entrando no Site:  MP 3000 USB/FM

Assistem o vídeo e pratique juntamente com a backing track que eu deixei na descrição do vídeo para Download. E para ser meu aluno Vip entra em contato no email: baixistaonline@gmail.com

Merry Christmas !!!

sábado, 21 de dezembro de 2013

Um feliz natal para todos os amigos que acompanharam o blog em 2013, as coisas nem sempre são fáceis mas o importante é que chegamos até aqui !!! Deixo esse lindo vídeo de natal com o Mestre Greg Lake acompanhado pelo grande Ian Anderson, duas lendas maiores do rock progressivo, um grande abraço a todos !!!

 

Adamor e Sayuri - O Tempo e o Vento - CD Download

Esse é o 2º CD que o Pastor Adamor e a Sayuri gravaram e foi lançado em 2001.
Este CD não esta mais a venda e depois de muitos pedidos resolvi postar para quem quiser ele pode baixar.
Tem muitas músicas abençoadas que você sentirá a presença de Deus,  dentro delas "A Volta de Cristo"  "Exemplo de Fé"  "Todas as Coisas Cooperam para o Bem"  "O Maior Amor do Mundo" .
Faço parte do Ministério do Pastor Adamour, interessados entra em contato comigo no email: baixistaonline@gmail.com que passo para ele.

Baixe o CD clicando na Foto ou clique aqui: Cd O Tempo e o Vento

Violão e Guitarra - O que é campo harmônico?

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

 Toda música possui um tom. Isto quer dizer, que toda música ao ser executada, deve obedecer a certo campo harmônico, para que a sonoridade da música seja agradável. Cada estilo musical possui uma maneira de tratar seu campo harmônico, por exemplo, na Bossa Nova, as dissonantes (alterações de acordes) mais utilizadas são as sétimas maiores, nonas e nonas diminutas. Não que a bossa não utilize outros acordes, porém são estas alterações que caracterizam o estilo, enquanto no blues, a utilização de sétimas menores é indispensável.
  O Campo harmônico é formado por aqueles acordes que naturalmente aplicamos na música de acordo com sua tonalidade. Este campo obedece a uma regra de percepção, cujos acordes recebem nomes para que possamos tocar uma mesma música em qualquer tom.

Um campo harmônico natural possui:
Tônica(T), Dominante(D), Sub Dominante(S), Relativa da Tônica (RT), Relativa da Dominante (RD) e Relativa da Sub Dominante(RS).

 Imagine por exemplo, a tonalidade de Dó Maior, e faça sua escala harmônica:
 Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré. 
Conte a partir da primeira nota os graus, como: 1o, 2o, 3a, 4a, 5a, 6a, 7a, ... (Lê-se primeira, segunda, terça, quarta...) A partir destas duas colocações, monte os acordes possíveis dentro da tonalidade que abaixo segue, contendo o campo harmônico de Dó Maior.

Dó Maior:

C, Dm, Em, F, G, Am

Temos então :
Tônica : C - A partir do 1o Grau
Dominante : G - A partir do 5o Grau
Sub Dominante : F - A partir do 4o Grau
Relativa da Tônica: Am - A partir do 6o Grau
Relativa da Sub Dominante: Dm - A partir do 2o Grau
Relativa da Dominante: Em - A partir do 3o Grau


Veja também algumas outras tonalidades:

Si bemol Maior:

Escala: Sib, Do, Re, Mib, Fa, Sol, Lab

Campo: Bb, Cm, Dm, Eb, F, Gm


La Maior:

Escala: La, Si, Do#, Re, Mi, Fa#, Sol#

Campo: A, Bm, C#m, D, E, F#m


Sol Maior:

Escala: Sol, La, Si, Do, Re, Mi, Fa#

Campo: G, Am, Bm, C, D, Em


Tente agora montar o campo harmônico das seguintes tonalidades: 

Mi Maior:

Escala: Mi, Fa#, Sol#, La, Si, Do#, Re#

Mi Bemol Maior:

Escala: Mib, Fa, Sol, Lab, Sib, Do, Re

Bons estudos !


Curso de Violão e Guitarra - Diferentes tipos de cordas

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

http://www.artmaiashop.com

   Diferentes tipos de guitarras e violões exigem diferentes tipos de cordas. Os violões clássicos e de flamenco tem cordas de nylon e delas vêm parte do seu som suave e percussívo. As cordas agudas são feitas de nylon puro, enquanto as cordas graves são cobertas com uma camada de prata em volta de um núcleo de nylon. 

 http://www.artmaiashop.com
 
 Outros violões precisam de cordas de aço, que oferecem um som mais radiante e mais sustentado que as cordas de nylon. Essas guitarras acústicas usam uma mistura de cordas de aço inoxidável (para os agudos) e cordas de aço com bronze (para os graves).
As guitarras devem ser equipadas com cordas de aço para que seus captadores magnéticos funcionem. As cordas para as guitarras costumam ser de calibre mais leve que aquelas para violões e podem ser feitas de aço puro ou aço coberto com uma camada de níquel; o revestimento aumenta a durabilidade ás custas de algum som agudo. Você também pode encontrar cordas mais lisas com rolamento suave; elas produzem menos ruídos ás custas de uma resposta um pouco abafada nos agudos. Por isso, elas são apropriadas principalmente para trabalho em estúdio e estilos de jazz. 

 http://www.artmaiashop.com

    Todas as cordas de guitarra e violões, exceto aquelas para violão clássico e para guitarras de ponte flutuante, apresentam uma ponta redonda que permite fixar com segurança a extremidade de cada corda ao instrumento.




Dicas para a limpeza do seu violão

O tipo mais simples e eficiente de fazer a manutenção de um violão é a limpeza. O indicado é limpar o violão sempre que ele for utilizado, caso isso não seja possível o violão deve ser limpo sempre que começar a ficar sujo, isso facilita muito a limpeza e pode diminuir bastante o tempo necessário para deixar um violão limpo e manter o acabamento sempre brilhante como novo.
Os Violões são instrumentos musicais construídos a partir de peças finas de madeira. Apesar de na maioria dos casos serem bem construídos e projetados, os violões não são feitos para suportar umidade e mudanças grandes de temperatura. Para conservar o violão por muito tempo o ideal é não utilizar produtos de limpeza que sejam abrasivos e também objetos de limpeza que sejam ásperos.
Antes de utilizar o violão você pode lavar as mãos, depois de utilizá-lo limpe as suas cordas utilizando um pano limpo e seco, pois isso ajuda a preservar as cordas por mais tempo e remove o excesso de oleosidade. Veja logo abaixo como fazer para limpar um violão corretamente.
Umedeça um pano limpo, macio e que não solte fiapos com água.
Aperte o pano até que ele fique ligeiramente umedecido.
Limpe a superfície do violão para remover toda a poeira, impressões digitais, e outros tipos de sujidades.
Logo em seguida passe um pano seco, limpo, macio e que não solte fiapos para retirar qualquer resquício de umidade sobre o violão.
Evite deixar o seu violão a exposição da luz solar por um longo período de tempo, sempre que possivel evite a umidade e mudanças repentinas de temperatura.
Sempre que possivel procure seguir as dicas de limpeza que são recomendadas pelo fabricante do violão, você também tem a opção de consultar a opinião de um especialista. Existem produtos no mercado que são específicos para a limpeza de instrumentos musicais, incluindo o violão.

Curso Completo de Violão e Guitarra - Aprenda a tocar rapidamente em poucos dias!

 APRENDA A TOCAR VIOLÃO E GUITARRA DE MODO RÁPIDO E SEM COMPLICAÇÕES, ESTUDANDO EM CASA NAS HORAS VAGAS!

 CURSO COM SUPORTE ONLINE, CARTEIRA DE ESTUDANTE E CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Você quer fazer um curso de violão e aprender rapidamente, mas não tem tempo para frequentar uma escola de música? Você procura um curso de guitarra sem aquelas teorias cansativas e que lhe ensine a tocar sem complicações? Então, você precisa conhecer o CURSO COMPLETO DE VIOLÃO E GUITARRA ARTMAIA, que é sucesso de vendas no Brasil e na Europa e está disponível em nosso site www.artmaiashop.com.
 

O CURSO COMPLETO DE VIOLÃO E GUITARRA da ArtMaia é sem dúvida o maior e melhor material de estudos musicais já disponibilizados no Brasil. O Curso foi elaborado para oferecer todas as informações necessárias passo a passo para quem está iniciando, ou mesmo para quem já toca um pouco e quer aprimorar os seus conhecimentos. São aulas teóricas e práticas, explicadas através de textos leves e detalhados, fotos e gráficos coloridos exclusivos divididos em 10 livros digitais com mais de 850 páginas e você ainda conta com o suporte do PROFESSOR ON-LINE para esclarecer todas as suas dúvidas. Você estuda nas horas vagas, e no final do curso após enviar a sua avaliação geral receberá o CERTIFICADO DE CONCLUSÃO atestando que você concluiu os seus estudos com sucesso.
Adquirindo o CURSO COMPLETO DE VIOLÃO E GUITARRA você receberá o seguinte material de estudos juntamente com o manual do estudante:
CURSO DE VIOLÃO E GUITARRA (7 módulos em formato E-books com 370 páginas coloridas, com aulas teóricas e práticas, exercícios, testes e gabaritos para correção ) – Nível Básico
CURSO DE VIOLÃO (1 Módulo com 285 páginas coloridas, contendo todas as informações e aulas necessárias para você aprender a tocar rapidamente) – Nível Básico e Intermediário
CURSO PRÁTICO DE GUITARRA (1 módulo de Teoria e Pratica de Guitarra com exercícios para você se transformar em uma fera no assunto)
APOSTILA DE GUITARRA (Técnicas e exercicios de nível intermediário)
CURSO BÁSICO DE HARMONIZAÇÃO (Módulo Apostilado Digital - Nível Intermediário)
ESCALAS E MODOS GREGOS (Módulo de estudos teóricos e práticos com explicações detalhadas sobre as escalas musicais e modos gregos.)
COMO TIRAR MÚSICAS DE OUVIDO (Módulo Apostilado com explicações e dicas básicas)
MODOS GREGOS (Módulo apostilado com explicações e exemplos).
CURSO DE TEORIA MUSICAL (Apostila com explicações passo a passo)
APOSTILA TEÓRICA E PRÁTICA PARA VIOLÃO, GUITARRA, BAIXO, BATERIA E GAITA (Módulo apostilado contendo explicações teóricas e práticas)
APOSTILA DE VIOLÃO - NOÇÕES BÁSICAS (Apostila prática com explicações sobre ritmos, tablaturas, efeitos, acordes e outros assuntos que fazem parte do vocabulário básico de todo instrumentista).
TEORIA MUSICAL PARA INICIANTES (Módulo apostilado com explicações e exercicios)
O BÁSICO DA TEORIA MUSICAL (Apostila com os assuntos que você precisa saber para ler partituras).
PÁGINAS PARA EXERCÍCIOS E ANOTAÇÕES MUSICAIS (Vários modelos com tablaturas, partituras e acordes em branco para o aluno imprimir e utilizar em exercicios e anotações)
2000 TABLATURAS PARA EXERCICIOS 
VÍDEO AULAS SELECIONADAS (ÁREA VIP)
57 AULAS GRAVADAS COM EXPLICAÇÕES PASSO A PASSO
AFINADORES (2 Afinadores virtuais para você afinar o seu instrumento, utilizando o seu PC) 
LIVRO DE REPERTÓRIO MUSICAL
METRÔNOMO VIRTUAL 
DICIONÁRIO DE ACORDES
EDITOR DE TABLATURAS
EXERCÍCIOS MUSICAIS CIFRADOS
SENHA DO SUPORTE PROFESSOR ON-LINE
SENHA DO FÓRUM ÁREA VIP ARTMAIA
CARTEIRA DE ESTUDANTE
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
  Nossos alunos recebem também uma senha de acesso a exclusiva ÁREA VIP ARTMAIA, onde disponibilizamos um grande material de apoio aos estudos, como vídeos, exercícios, etc..

Veja abaixo o programa de aulas do curso:
O Principiante / O violão / A Guitarra / As cordas / O agudo e o grave / A mão direita / A mão esquerda / Exercícios / Escalas e notas musicais / Acordes / Cifras / O tom maior e o tom menor / Anatomia do Violão / Cuidados com o instrumento/ A postura / Técnicas da mão esquerda/ A palheta/ Como usar a palheta / Os acordes básicos / Tipos de palhetas/ Exercícios para a mão direita / Exercícios com palheta/ Exercícios para a mão esquerda/ Ritmos/ A Pestana/ Acordes com pestana /Efeitos eletrônicos / Anatomia da guitarra / Os captadores / Afinação / Solos práticos / Os tons e os semitons / localização das notas no braço do instrumento / Conceitos básicos sobre a música/ O acompanhamento/ O sustenido/ O bemol/ A escala diatônica/ A escala cromática/ Os ritmos mais usados/ Seqüências rítmicas/ Os graus da escala/ A teoria dos três acordes/ Tablaturas/ Os acordes na tablatura/ O dedilhado na tablatura/ As dúvidas mais comuns/ Como trocar as cordas/ Como melhorar a ação das cordas/ Escalas/ Entendendo as escalas maiores/ Construindo as escalas maiores/ Cromatismo/ Exercícios de cromagem / O mapa das notas/ Como obter notas oitavadas/ Transportando acordes com pestana/ Exercícios de prática de escalas/ A teoria da construção dos acordes/ Músicas cifradas/ Transporte de tonalidade/ Progressão de acordes/ Intervalos/ Classificação e análise dos intervalos/ Intervalos compostos/ Escala menor natural/ Tríades/ estudando a construção de tríades/ Padrões de dedilhados/ Seqüências dedilhadas/ Acordes relativos/ Notas enarmônicas/ Ritmos Brasileiros/ Trocando as cordas da Guitarra/ Técnicas de Solo/ Hammer-on/ Pull off/ Bend/ Slide/ Dicas, exercícios e tablaturas/ Curiosidades musicais/ O tom de uma música/ Os acordes principais de um tom/ Pequeno dicionário de acordes/ Padrões rítmicos/ Dedilhados e levadas/Tríades / Escalas / Campo Harmônico / Harmonização / Inversões / Digitações / Padrões Melódicos / Padrões rítmicos / Princípios de harmonia / Formação de Acordes / Acordes Dissonantes / Estilos musicais / Como tocar Intervalos / Como ler e entender as partituras / Exercícios e Dicas / Variações do bordão / Ritmos e acompanhamento / Técnicas instrumentais / Escalas Pentatônicas / Músicas e Tablaturas / Substituição de Acordes, Improvisos, etc…
Se você não sabe tocar Violão ou Guitarra, ou sabe muito pouco e quer aprender de verdade, através de um curso feito na medida certa para você, venha estudar conosco!O GRUPO ARTMAIA MUSIC, tem 12 anos de existência, com mais de 15.000 alunos cadastrados! Entre hoje mesmo para o maravilhoso mundo da música.


 Para adquirir o CURSO COMPLETO DE VIOLÃO E GUITARRA e começar a estudar ainda hoje, faça agora o seu pedido (Clique aqui) e pague através do Uol- PagSeguro com frete grátis para todo o Brasil. Para a sua comodidade, aceitamos todas as formas de pagamento: Depósito identificado, Boleto, Transferência e Cartão de Crédito, e oferecemos 10% de desconto para pagamentos via depósito bancário.

O Curso de Violão e Guitarra mais completo do Brasil, agora com preço promocional por poucos dias!  




Review: Tagima TG530 "Woodstock"

domingo, 1 de dezembro de 2013

Olá !

Nos últimos posts, apresentamos uma proposta para melhorar as reviews de instrumentos. Neste post, vamos aplicar essa metodologia na review do novo lançamento da Tagima, a stratocaster TG530, denominada "Woodstock".

Esta strat é mais uma guitarra fabricada na China e distribuída pela Tagima. Como a maioria das strats de baixo custo, esta também vem com corpo em basswood e com braço em maple. O diferencial dessa guitarra está na qualidade da pintura do corpo e no acabamento do braço, talvez por isso custe um pouco mais do que as strats chinesas com essas especificações.

Pintura e Acabamento

O corpo vem com uma pintura em PU de excelente qualidade. A guitarra que eu examinei vinha com uma pintura vermelho metálica na cor "candy apple red". Já comentei em post passado que considero esta cor a mais bonita de todas ! A tonalidade do candy apple red dessa guitarra  é muito bonita e não ha encontrei um única falha na pintura. Cheguei também a testar na loja uma da cor azul metálico, igualmente excelente. E o mesmo pode ser dito em relação ao verniz do braço, feito em uma bela tonalidade e muito bem aplicado. Este acabamento combinado com o escudo e plásticos "mint green", também de ótima qualidade, resulta em uma stratocaster realmente linda !

Tagima TG530 Woodstock



Braço e Trastes

O braço tem 22 casas e é feito em maple, porém, não em peça inteiriça, ou seja, a escala é esculpida em uma peça à parte. Não entendo bem o porque dos fabricantes fazerem isso, presumo que é por uma questão de facilitar a linha de produção, um mesmo braço pode ser usado para receber escala clara ou escura, segundo a demanda dos pedidos. Tenho uma certa reserva quanto a isso, preferiria que viesse em peça única mas não tenho elementos para dizer se o timbre pode ser comprovadamente afetado por essa construção.

Detalhe da do braço em maple, com escala em peça separada

A marcação dos dots é preta e os trastes médios. A nut é plástica.

detalhe do braço e dos trastes


Parte Elétrica

Já a parte elétrica traz 3 singles cerâmicos. Curiosamente, a primeira vez que eu vi essa guitarra na loja, tive quase certeza que ela vinha com captadores em alnico quando toquei nela. Realmente a aparência externa dos singles deixa dúvida se são de alnico ou cerâmicos mas mas quando abri essa da review comprovei que são, de fato, singles cerâmicos.

Aparência externas dos captadores

Parte Elétrica: captadores cerâmicos

Porém, achei o timbre dos singles legal, a guitarra entrega um som de strat bem convincente com os captadores originais. 

* * * Editado - um leitor informa (vejam nos comentários) que a guitarra deveria vir com os captadores em alnico, como está descrito no site de algumas lojas e que a Tagima se prontificou a substituir os captadores cerâmicos por um set em alnico. Entrei em contato com a Tagima e vamos confirmar esta informação. Neste caso, a guitarra ganharia muito em atratividade ! * * * 

* * * Edit 04/12/2013 * * * Então, recebi a resposta da Tagima nos seguintes termos: 

"Em 04/12/2013 09:20, Williamar Campos Ambrosio escreveu:
Ola tudo bem?
Peço desculpas pelo erra , mais esse modelo possui captador com imã cerâmico e não alnico. Esse foi uma erro de copiar e colar na hora de fazer a descrição que infelizmente deixamos passar desapercebidos .
Abraço."
Acho lamentável esse tipo de posicionamento  mas já esperava por algo do tipo, afinal, mostra bem como as empresas brasileiras tratam o consumidor. Montar uma fábrica, treinar operários e controlar a qualidade dos produtos é algo um tanto complexo. Já encomendar instrumentos chineses e conferir o que recebeu deveria ser algo bem mais simples, mas, com certeza, mesmo isso deve estar além da capacidade de quem tem dificuldades em copiar e colar.... Alguns sites onde o consumidor é enganado, digo, informado que a guitarra vem com captadores em alnico:

http://www.carneiromusic.com.br/produto/3328-guitarra-tagima-woodstock-series-tg-530-sg
http://www.musicacenter.com.br/ecommerce_site/produto_6624_10826_Guitarra-Tagima-Stratocaster-Woodstock-Series-TG530
http://www.mundomax.com.br/guitarra-woodstock-series-tg530-verde-tagima
http://eurosoundmusical.com.br/index.php/guitarra-tagima-tg-530-woodstock-series-surf-green-1156.html
http://www.elomusical.com.br/2011/4,CORDAS/48,Guitarras/8819,GUITARRA_TAGIMA_WOODSTOCK_-_TG-530_MR_VERMELHO_METALICO_


E fim de papo ! * * * 

A fiação, potenciômetros, switch e capacitor estão ok.


As tarraxas são seladas e aparentam ser de boa qualidade, vêm com o logo da Tagima e também não vejo a menor necessidade de trocá-las. A parte traseira do headstock vem até com serial, hehe !

Headstock - detalhe das tarraxas seladas

Já a ponte vintage possui os carrinhos com qualidade razoável, porém, como acontece nas guitarras nessa faixa de preços, o bloco da ponte não é do tipo "big block" e sim uma peça mais fina e com menor massa. Esse detalhe afeta negativamente o timbre do instrumento.

Close da ponte

Detalhe traseiro da ponte e do bloco

Sempre existe a possibilidade de fazer um upgrade da ponte ou apenas do bloco (o site guitarfetish.com vende blocos de boa qualidade que podem ser adaptados). Pessoalmente, prefiro outra solução. Considero que a ponte vintage de 6 parafusos, mesmo sendo de boa qualidade e corretamente regulada não consegue entregar a mesma performance de uma ponte pivotada. Neste caso, acho mais vantagem travar a ponte com um bloco de madeira cortado especialmente para isto. Pretendo fazer um post em breve sobre o travamento da ponte. Com a ponte travada, minha experiência mostra que não há necessidade mexer no bloco.


Setup e Ajustes

A guitarra veio com as cordas muito altas, foi necessário ajustar o tensor. Com as cordas na altura correta, identifiquei trastejamento apenas em um ponto mas não cheguei a analisar se seria necessário fazer um nivelamento nos trastes, talvez sim. De uma maneira geral, o trabalho de trastes estava aceitável.

Metodologia Objetiva

Muito bem, registradas as minha opiniões sobre a guitarra, vamos aplicar a nossa planilha para estabelecer a pontuação, lembrando que  uma Fender Americana consegue uma nota geral de cerca de 8,9 nessa metologia. As notas da TG530 foram:

CONSTRUÇÃO E TOCABILIDADE 8,33
ACABAMENTO 9,00
MADEIRAS 5,98
PARTE ELÉTRICA 3,95
FERRAGENS 3,55
PLÁSTICOS 10,00

NOTA FINAL 6,20


A planilha com os detalhes da pontuação está no link abaixo:


Notem que planilha traz também algumas medidas da guitarra e a comparação com o padrão Fender.

Conclusão

Achei uma strat bem legal, mais uma boa opção para quem está começando ou mesmo para quem já toca com banda em ensaios e shows. Acho que a Tagima poderia lançar uma versão já com captadores em alnico e com a ponte com um bloco melhor, a qualidade do acabamento do instrumento justifica essa melhoria, lembro que a antiga TG635 brasileira, apesar de ter vários problemas, vinha com uma ponte de ótima qualidade com big block e nut de bronze, esse era o motivo porque muitos elogiavam o som desse modelo.

É isso, uma review bem detalhada, aqui a gente mata a cobra e mostra o pau, pau com cordas, evidentemente...

Abraços a todos !


* * * Edit 03/o2/2014 * * *  Pessoal, apenas para complementar a review, um detalhe que me passou despercebido (imperdoável, porque é evidente !), o escudo da guitarra não segue exatamente o padrão fender no shape e no número de parafusos, notem que tem 9 parafusos, um tanto estranho isso, só conhecia escudos com 11 (os mais comuns) e 8 parafusos, não que isso prejudique em algo o instrumento mas se vc quiser trocar o escudo, possivelmente os que seguem o padrão fender não vão servir, principalmente por causa da diferença de shape. A razão do escudo ser diferente é que o corpo da guitarra não segue exatamente o padrão da Fender, o "chifre" direito do corpo é um pouco mais cavado e estreito, talvez tenha sido feito assim para facilitar o acesso a parte final do braço ou talvez para previnir algum processo da Fender, vai saber... O fato é que se quiser trocar o escudo vai precisar mandar um Luthier fazer um.