Toda música possui um tom. Isto quer dizer, que toda música ao ser executada, deve obedecer a certo campo harmônico, para que a sonoridade da música seja agradável. Cada estilo musical possui uma maneira de tratar seu campo harmônico, por exemplo, na Bossa Nova, as dissonantes (alterações de acordes) mais utilizadas são as sétimas maiores, nonas e nonas diminutas. Não que a bossa não utilize outros acordes, porém são estas alterações que caracterizam o estilo, enquanto no blues, a utilização de sétimas menores é indispensável.
O Campo harmônico é formado por aqueles acordes que naturalmente aplicamos na música de acordo com sua tonalidade. Este campo obedece a uma regra de percepção, cujos acordes recebem nomes para que possamos tocar uma mesma música em qualquer tom.
Um campo harmônico natural possui:
Tônica(T), Dominante(D), Sub Dominante(S), Relativa da Tônica (RT), Relativa da Dominante (RD) e Relativa da Sub Dominante(RS).
Tônica(T), Dominante(D), Sub Dominante(S), Relativa da Tônica (RT), Relativa da Dominante (RD) e Relativa da Sub Dominante(RS).
Imagine por exemplo, a tonalidade de Dó Maior, e faça sua escala harmônica:
Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré.
Conte a partir da primeira nota os graus, como: 1o, 2o, 3a, 4a, 5a, 6a, 7a, ... (Lê-se primeira, segunda, terça, quarta...) A partir destas duas colocações, monte os acordes possíveis dentro da tonalidade que abaixo segue, contendo o campo harmônico de Dó Maior.
Dó Maior:
C, Dm, Em, F, G, Am
Temos então :
Tônica : C - A partir do 1o Grau
Dominante : G - A partir do 5o Grau
Sub Dominante : F - A partir do 4o Grau
Relativa da Tônica: Am - A partir do 6o Grau
Relativa da Sub Dominante: Dm - A partir do 2o Grau
Relativa da Dominante: Em - A partir do 3o Grau
C, Dm, Em, F, G, Am
Temos então :
Tônica : C - A partir do 1o Grau
Dominante : G - A partir do 5o Grau
Sub Dominante : F - A partir do 4o Grau
Relativa da Tônica: Am - A partir do 6o Grau
Relativa da Sub Dominante: Dm - A partir do 2o Grau
Relativa da Dominante: Em - A partir do 3o Grau
Veja também algumas outras tonalidades:
Si bemol Maior:
Escala: Sib, Do, Re, Mib, Fa, Sol, Lab
Campo: Bb, Cm, Dm, Eb, F, Gm
Escala: La, Si, Do#, Re, Mi, Fa#, Sol#
Campo: A, Bm, C#m, D, E, F#m
Sol Maior:
Escala: Sol, La, Si, Do, Re, Mi, Fa#
Campo: G, Am, Bm, C, D, Em
Tente agora montar o campo harmônico das seguintes tonalidades:
Mi Maior:
Escala: Mi, Fa#, Sol#, La, Si, Do#, Re#
Mi Bemol Maior:
Escala: Mib, Fa, Sol, Lab, Sib, Do, Re
Bons estudos !
Nenhum comentário:
Postar um comentário