Prelúdio BWV 1007 J. S. Bach ao som de Mischa Maisky
sábado, 30 de janeiro de 2010
Mais um músico histórico vindo da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Estudou violoncelo com o maestro Rostropovich, o que só poderia ter dado certo (claro, estes músicos famosos escolhem seus discípulos...).
Eu não sei muito bem qual interpretação me interessa mais, a do mestre ou a do "discípulo". O que sei é que uma é mais pessoal e analítica, enquanto a outra é mais temporal e de grande efeito.
Então leitor, o que você acha? Qual versão é mais "pessoal" e qual é mais "temporal"? ??
Acredito que a versão do Maestro Rostropovich seja mais fiel ao período barroco e por puro interesse. E por que a versão de seu "discípulo" é mais "pessoal"?
Porque o discípulo separa muito bem cada idéia musical. Trata cada progressão harmônica e melódica como verdadeiras seções. A imagem desta obra passa para outro plano, como que se o barroco tivesse acontecido depois dos Períodos Clássico e Romântico, onde as formas e as expressões são bem delimitadas e expressadas.
Com isso, a obra se torna misteriosa e cheia de expectativas, altos e baixos, com verdadeiros "pontos de chegada".
Dependendo do estado de espírito eu "clico" no Rostropovich.
Se estou mais sensível é caso de Mischa Maisky.
Somos os privilegiados!!!
Prelúdio da 1º Suíte Para Violoncelo Solo De João Sebastião Bach
Esta "pequena" (curta) peça foi postada logo abaixo, transcrita e interpretada pelo Grande violonista Andrés Segovia. Acima, tem outra interpretação, que será comparada com a versão aqui postada.
Vamos ao que interessa. Este violoncelista é o lendário Mstislav ROSTROPOVICH. Russo, teve uma tremenda carreira internacional, tornando-se uma bela referência para o seu instrumento no século XX.
No período (barroco) em que Bach era vivo, não se tinha o conceito de frase musical como temos hoje. Os músicos do barroco usavam o "motivo", ou seja, um pequeno movimento melódico que muito se repete e é explorado por inúmeras maneiras no decorrer da obra musical. Por essas e outras, esta estética musical se torna mais dinâmica. O que quero dizer é que a música barroca é bem espontânea e sua interpretação instrumental também.
Rostropovich mostra tudo isso com muita clareza em sua interpretação.
A sua "pegada" é impressionante, me causa uma sensação de "que tudo vai dar certo", que algo grandioso vai "decolar"!
Bem simples - Roupa Nova
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Bem, não é tão simples assim. Na harmonia desta música tem uma bela surpresinha, praticamente modula para o modo menor - mas logo volta! E o arranjo? Simples! Especial!
Característico!
Mais especial ainda é a participação do grande Ed Mota!
Quando Ed Mota entoa as primeiras notas já dá um tremendo diferencial entre um bom cantor e um grande cantor. Seus improvisos são bem espontâneos e bem vindos. A energia da música no final é algo quase nunca visto.
Parabéns pelo conjunto!
MAS! Aonde está a simplicidade?
Na melodia!! (nada fácil de cantar)
Andrés Segovia INTERPRETANDO Bach
Para quem não conhece o universo da música erudita, a maioria dos estudiosos do assunto considera Johan Sebastian Bach (alemão 1685 - 1750) o mais importante dos compositores de todos os tempos.
Boa parte de sua obra não foi pensada para este ou aquele instrumento. Bach desenvolveu sua linguagem de fazer música, independente do idiomatismo de cada instrumento. Portanto, é comum que os intérpretes em geral, fazem suas próprias transcrições para os instrumentos que tocam.
Esta obra, interpretada por Andrés Segovia é o Prelúdio da Suíte BWV 1007 ORIGINAL PARA VIOLONCELO. Segovia foi pioneiro na arte da transcrição ao violão, especialmente em Bach - ele foi o primeiro violonista a fazer este trabalho.
E o mundo violonístico nunca mais foi o mesmo.
DICAS E AULAS DE VIOLÃO E GUITARRA - Como trocar as cordas de sua guitarra
More than words - Xtreme
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
A música fala por si. Vamos curtir!
Essa é daquelas que o "carinha" da rádio anuncia: "As melhores você só ouve aqui! suuuuuuuucééééssoo"
Nessa, ele SEMPRE tem certeza que todos estão amando o "presente".
O início dos anos 90 foi assim, tanto no exterior, como no Brasil.
Nirvana, Paralamas, Guns, Engenheiros, Xtreme...
Beleza ´rpfesspr ja aprendi escala de dó , agora quero Gunsinroses!!!!!!!
More than words (solo)
domingo, 24 de janeiro de 2010
Esta música é um grande sucesso do início da década de 90. A versão original com a banda Xtreme está postada acima.
O violonista é Michael Chapdelaine e pelo nível de seu arranjo e performance dá para notar que o cabeludo aí é exigente e capaz. Só não dá para imaginar que ele veio da escola do violão clássico. Por que?
Claaro que sim!! Repare na qualidade da interpretação e nos trêmulos do cara. Sua bela sonoridade e concepção de vozes. Quer uma prova disso?
O seu violão é de cordas de aço e o som que tira não aparenta. Ele domina a arte da sonoridade. Ao contrário do caráter estridente do som das cordas de aço, a parte melódica é sempre suave e "aveludada". É como que se ele estivesse tocando num violão de cordas de nylon!
Michael Chapdelaine tem muito a mostrar em sua história. Além de ser claramente um intérprete da escola erudita do violão, se mostrou um grande guitarrista. Um músico que caminha muito bem nos dois mundos, o ERUDITO e o POPULAR - isso é raro.
O resultado é um belo arranjo, que mostra todas as principais idéias do original e recheado de "pequenos valores" acrescentados pelo intérprete, além de uma execução primorosa e infalível.
Parabéns Chapdelaine!!!
Steffen Schackinger - Um Guitarrista Concertista!
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Eu não sei quem é o sujeito (ainda). Não sei de onde ele veio e nem aonde ele estudou. Uai estudou?
Sim um guitarrista deste porte é como um violonista clássico ou um músico de orquestra. Adquire grande parte de seu conhecimento na escola regular, de música é claro.
Sua cultura musical é vasta. Não sou guitarrista e não convivo com os guitarristas, mas acho que ainda é um instrumento esteriotipado, ou seja, o candidato a tocador deste, na grande maioria das vezes procura por um professor para aprender a tocar rock ou metal.
Muitos vêem a guitarra como um instrumento de tocar única e exclusivamente com a palheta, a alça bem baixa, para que o corpo dela fique bem no rumo da genitália e que a danada "arrote" distorção o tempo todo...
Este sujeito aí do vídeo tem uma influência muito forte do rock e usa bastante distorção, mas numa finesse! Som limpo, técnica bem apurada e muita musicalidade.
A obra que ele interpreta é uma verdadeira história.
Tem um início bem envolvente, uma verdadeira introdução com duração de um minuto e meio, com direito a harmônicos e belas escalas rápidas, já anunciando que algo de muito especial vai acontecer.
Aí vem baixo, batera e outra guitarra fazendo o tema proposto, formando um verdadeiro duo com o Steffen. Neste momento podemos considerar um desenvolvimento da obra com caráter improvisativo, mas nada improvisado.
Por volta dos três minutos e trinta ele volta com o tema original (desenvolvimento), porém com uma surpresinha! Ele não o executa na íntegra, provocando expectativas. Na verdade ele anuncia uma "curva" ou uma nova "janela" que nos leva a outro "ambiente".
É o belo momento em que se mostra um grande virtuose, por meio de muita técnica e sensibilidade artística, e que harmonia!!!
Ele se despede com temas tocados anteriormente. Alto nível!
Isto é um verdadeiro concerto para duas guitarras, baixo e bateria.
Steffen Schackinger, você acaba de ganhar mais um fã.
Parabéns! Vida longa! Boa sorte!
Daniela - Biquini Cavadão
O diferencial desta canção é o vocal. Bela voz e interpretação! A título de curiosidade, o Cantor Bruno Gouveia é TRIANGULINO mineiro de ITUIUTABA.
Esta música é um bom exemplo do que muitas bandas de hoje não conseguem fazer. Simples, nada pretensioso em seus arranjos, porém tudo certinho. Música que não deixa de ser passageira. Tá até durando muito. Mas com certeza, você com o violão numa rodinha e puxa este som, o sucesso é garantido. OPA!
A música é boa, mas não tem um arranjo característico - então cante bem para "garantir" o sucesso!!!
Meus alunos na apresentação de dezembro / 2009
Diogo jorge e Bruno Simão.
A música é Tente outra vez - Raul Seixas.
Em acordo com a minha abordagem e maneira de organizar as músicas, a matéria é:
"Balanço com duas ou mais pestanas".
Para atingir este nível é necessário dominar acordes maiores e menores sem pestana. Levando para uma sequência em "passo a passo" seria:
1 - ACORDES EM POSIÇÕES FECHADAS: ex.: A (Lá maior); D (Ré Maior) e E (Mi maior).
Este trabalho dura em média 3 meses. Esta referência é para aquele aluno "normal", ou seja, o que não estuda. Este tipo pode até comer e dormir agarrado com o violão, mas não costuma treinar os exercícios propostos em aula. O que não adianta muita coisa...
Um aluno mais exemplar, ou aquele que tenta chegar mais preparado para a aula, cumpre esta etapa em menos de dois meses.
2 - ACORDES EM POSIÇÕES ABERTAS: ex.: G (Sol maior); C (Dó maior) e Dm (Ré menor).
As referências para esta etapa coincidem com as citadas acima. Ao conseguir trabalhar bem com estas posições de acordes, o aluno estará praticamente iniciando um trabalho de pestanas. Nesta fase do estudo, a mão esquerda já adquiriu resistência suficiente para começar as aventuras no mundo das pestanas.
Parabéns garotos!
Dont Stop me now - Queen
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Quando conheci esta pérola o tempo parou. Tive necessidade de ouvir novamente, depois mais uma vez, de novo, traveis... e até hoje não enjoei, olha que já tem uns anos.
A canção em si é de encher o coração, mas o "conjunto" do grupo Queen, os arranjos, a atuação do Fred Mercury fazem a diferença.
O que mais me chama a atenção é a imensa capacidade do Brian May em colocar uma guitarra solista tradicional de roquenrol em tudo que é baladinha, cançãozinha nada a ver para roqueiros... é nessa que mora o gênio! O solo desse cara simplesmente dá novo gás e a música segue numa pegada incrível.
História do cocô
Vamo rí! Mas o papo é sério.
Então, a "História do cocô" compõe uma verdadeira obra prima, que é o trabalho da turma do "Cocoricó". São ganhadores de prêmios internacionais no ramo infantil. Há tempos não tínhamos trabalhos televisivos de tanta qualidade.
A historinha do cocô é uma verdadeira comédia, extremamente bem contada por meio de um rap super gostoso e seu texto é bem didático.
"... peraí, inútil não ... é, nada como um cocô de ..."
To querendo incluir esta canção no meu trabalho com crianças até 9 / 10 anos. Para quem já conhece, acho que o "ritmo básico", ou alguma variante pode funcionar bem. Harmonia simplisinha, acho que vai!
"REFLEXÃO"
"... PEÇO SERENIDADE PARA ACEITAR AS COISAS QUE NÃO POSSO MUDAR,
CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE PODEM SER MUDADAS.
SABEDORIA PARA CONSEGUIR RECONHECER A DIFERENÇA QUE EXISTE ENTRE ELAS ..."
Quem me acompanha aqui deve se lembrar dos posts intitulados "reflexão". Pois é, há tempos não posto nada. Então, nas ocasiões anteriores, ou eu mergulhava num pensamento de um artista conhecido, ou do "sensei" (meu mestre budista).
Entretanto, venho recebendo mensagens maravilhosas. Muitas, escritas de próprio punho, por nada menos que a pessoa que me mostrou grandes valores da vida.
Valores que carrego comigo, valores que minha esposa carrega consigo e que agora, minha filhinha gozará desta maravilha que é o aprendizado que venho tendo através de minha mestra e mui amiga VALDA VIGNOTTI.
Na ocasião de nosso encontro, residíamos em Uberlândia (MG), onde frequentávamos sua tão deliciosa casa. Eu não tinha 2 anos de casado, os cabelos eram cumpridos e também pesava bons quilos a menos. Também não era papai. Mas já sabia que o meu caminho era na arte, tocando violão e mostrando minhas aventuras aos meus alunos.
Minha plena satisfação em apresentar esta bela mulher. Bela pensadora. Belíssima mãe e avó de família. Grande amiga!
Nossa nova colaboradora e responsável por boas "reflexões" e pensamentos.
Viva Valdinha!!!
Bachianinha nº 1 com Yamandú e Toquinho
Vejo três gerações neste vídeo. O grande Paulinho Nogueira, professor de violão do Toquinho, o próprio Toquinho e na sequência o Yamandú Costa.
O Paulinho Nogueira é o compositor da obra - Bachianinha nº1. Gente essa Bachianinha era um grande objeto de desejo do iniciante ao violão até alguns anos atrás. Hoje em dia isso está mudando. Não aparecem iniciantes tão bem sintonizados com o universo do violão como antigamente. Atualmente, a turma só pensa o violão de "bater caixa". Não conhecem nem o repertório dos nossos clássicos do rock e da MPB.
Mas vamos cultivar o que temos de melhor!
Use e abuse!
Chalana ao violão de Yamandú Costa!
Este sujeito é dos violonistas concertistas populares mais badalados do Brasil e exterior. Um verdadeiro cidadão do mundo.
Sua capacidade criativa é incrível. Suas gravações são recheadas de grandes arranjos e improvisações "enganosas", aquelas improvisações que mais parecem arranjos prontos mesmo.
Tem gente que conhece a arte de Dilermando mas não se atualizou. Este (ainda) garoto é uma sequência da tradição do violão seresteiro de Dilermando e tantos outros maravilhosos.
O arranjo de Chalana é bem rico! Veja, ele usa a técnica de trêmulo. Esta, visa imitar o som das palhetadas do bandolim ao mesmo tempo em que o polegar trabalha a região dos bordões (notas graves).
Depois disso a música vira uma grande "brincadeira de roda". Muitos improvisos e efeitos que só um grande violonista consegue realizar.
Valeu Yamandú, parabéns cara!
Duo com ele mesmo!
Este sujeito toca uma provável obra Romântica (séc. XIX). Uma simples melodia acompanhada, sem surpresinhas melódicas e harmônicas. Nada de surpreendente, a não ser o seu caráter intimista e a belíssima sonoridade do violonista.
O instrumento é feio pra chuchu, mas eu gostaria de ter um deste para brincar de duo comigo!
Sinceramente eu não gostei desta interpretação.
A "história" da primeira parte foi contada com a mesma intensidade que a segunda. Não teve contraste. Sem falar que a primeira parte repete e depois repete novamente. Deveria fazer diferente na segunda vez.
A "mão direita" desta peça é muuuito difícil, não é para aventureiros. Realizar estas notas todas em três braços diferentes, "Vixi"! O maior mérito é a sonoridade, equilibrada e constante.
Gente quando um violonista de seis cordas pega um violão de sete, ele fica todo perdido. É outro instrumento. E este maluco aí do vídeo toca num de três braços. Tudo bem que a "mão esquerda" é pouco exigente, mas a direita...
PARABÉNS AO "MALUCO"!
Aula aberta de Contra-baixo hoje dia 21-01-2010
Mateus Francisco e prof Fabio Alencar - musica -" Pura Emoção "
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
DICAS E AULAS DE VIOLÃO E GUITARRA - Troca de cordas de violão
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
DICAS E AULAS DE VIOLÃO E GUITARRA - Limpando a escala do violão
CURSO DE VIOLÃO E GUITARRA - Vídeo do Grupo ArtMaia Music
CURSO DE VIOLÃO E GUITARRA - Fabricação do Violão
CURSO DE VIOLÃO E GUITARRA - Nível Básico - Intervalos
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Na escala de Dó Maior:
Dó => I grau
Ré => II grau
Mi => III grau
Ré# => #II grau
Mib => bIII grau
Intervalos na Escala Diatônica Maior
Exemplo na Escala de Dó Maior
Notas da Escala Diatônica
Graus Intervalos
Dó I T (tônica)
Ré II 2M (segunda maior)
Mi III 3M (segunda maior)
Fá IV 4j (quarta justa)
Sol V 5j (quinta justa)
Lá VI 6M (sexta maior)
Si VII 7M (setima maior)
Dó VIII 8j (oitava justa)
Ré II (oitavado) 9M (nona maior)
Mi III (oitavado) 10M (décima maior)
Fá IV (oitavado) 11j (décima primeira justa)
Sol V (oitavado) 12j (décima segunda justa)
Lá VI (oitavado) 13M (décima terceira maior)
Intervalo Simples e Intervalo Composto
Instervalos Simples são aqueles que estão contidos até a oitava
(T, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8)
Intervalos Compostos são aqueles maiores que oitavas
(9, 10, 11, 12, 13)
Intervalos de Consonância Perfeita e Imperfeita
Distância em Tons dos Intervalos em Relação a Tônica
Tonica -----------------------------
Segunda Maior 1 tom (2 semitons)
Terça Maior 2 tons (4 semitons)
Quarta Justa 2 tons e meio (5 semitons)
Quinta Justa 3 tons e meio (7 semitons)
Sexta Maior 4 tons e meio (9 semitons)
Sétima Maior 5 tons e meio (11 semitons)
Oitava Justa 6 tons (12 semitons)
Flerte fatal - Ira!
sábado, 16 de janeiro de 2010
Esta é das músicas mais evoluídas do Ira!. Como dói o coração ao saber que atingiram este nível e o próximo passo foi a separação... Dá vontade de matar os caras.
Vale a pena prestar bem atenção nesta letra. O Nasi sabe muito bem o que significam estes versos. Ele viveu imensos problemas com drogas e me parece que este foi o grande divisor da banda.
a instrumentação é de muito gosto. Adoro esta música!
Ainda lembro - Marisa Monte
Taí uma dupla que passou um belo gosto e sumiu com um grande "gostinho de quero mais".
Ed Mota e Marisa Monte!
Inda lembro perfeitamente da primeira escuta desta grande obra.
Inda lembro de boas emoções vividas na época em que todas as rádios FM a tocava.
Tudo nela é fantástico!! A letra casa muito bem com a harmonia, a melodia os arranjos...
São tantos versos inspirados:
"... Dizendo aonde você for eu vou..."
"... Mesmo triste eu estava feliz..."
"... Agora vem você dizer: _ Amor..."
"... O grande mal que fiz foi a mim mesmo..."
Dicordando do Mundo!
Suas participações neste blog tem sido uma grande honra para mim, pois é um ótimo provocador, inteligente e conectado em vários assuntos. Sabe prender a atenção do leitor e em seu blog sempre tem posts polêmicos e agitados.
Leonardo, muito obrigado por suas participações aqui no "Professor Graciano Arantes" e parabéns pelo seu belo trabalho que venho acompanhando de perto!
Vida longa ao "Discordando do mundo"!
O link se encontra na "Minha Lista de Blogs", do lado esquerdo da página, abaixo da enquete.
Gasolina cara demais até quando?
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
"Já aderi. Como diz aí embaixo, NÃO CUSTA NADA TENTAR.
Assunto: GASOLINA AGORA: JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO -2010
Não custa tentar, no mínimo, vamos mostrar a força da INTERNET!!!
LEIAM!!!!
GASOLINA
(GNV, DIESEL e ÁLCOOL)
Como poderemos baixar os preços???
NÃO DEIXE DE LER ..
Você lembra do Criança Esperança?
A UNICEF e a Rede Globo ‘abriram as pernas’...
Foi a força da Internet contra uma FÁBRICA DE DINHEIRO que DESCOBRIU-SE nunca chegar a quem de direito.
Então continue a ler .Não deixe de participar, mesmo que vc HOJE não precise abastecer seu carro com gasolina!! Mesmo que você não tenha carro, saiba que em quase tudo que você consome, compra ou utiliza no seu dia-a-dia, tem o preço dos transportes, fretes e distribuição embutidos no custo e conseqüentemente repassados a você.
Você sabia que no Paraguai (que não tem nenhum poço de petróleo) a gasolina custa R$ 1,45 o litro e sem adição de álcool . Na Argentina, Chile e Uruguai que juntos (somados os 3) produzem menos de 1/5 da produção brasileira, o preço da gasolina gira em torno de R$ 1,70 o litro e sem adição de álcool
QUAL É A MÁGICA ??
Você sabia, que já desde o ano de 2007 e conforme anunciado aos "quatro ventos" pelo LULA e sua Ministra DILMA... o Brasil já é AUTO-SUFICIENTE em petróleo e possui a TERCEIRA maior reserva de petróleo do MUNDO.
Realmente, só tem uma explicação para pagarmos R$ 2,67 (cartel do DF) o litro: a GANÂNCIA do Governo com seus impostos e a busca desenfreada dos lucros exorbitantes da nossa querida e estimada estatal brasileira que refina o petróleo por ela mesma explorado nas "terras tupiniquins"
CHEGA !!!
Se trabalharmos juntos poderemos fazer alguma coisa.
Ou vamos esperar a gasolina chegar aos R$ 3,00 ou R$ 4,00 o litro? Mas, se você quiser que os preços da gasolina baixem, será preciso promover alguma ação lícita, inteligente, ousada e emergencial.
Unindo todos em favor de um BEM COMUM !!!
Existia uma campanha que foi iniciada em São Paulo e Belo Horizonte que nunca fez sentido e não tinha como dar certo. A campanha: "NÃO COMPRE GASOLINA" em um certo dia da semana previamente combinado não funcionou.
Nos USA e Canadá a mesma campanha havia sido implementada e sugerida pelo próprios governos de alguns estados aos seus consumidores, mas as Companhias de Petróleo se mataram de rir porque sabiam que os
consumidores não continuariam "prejudicando a si mesmos" ao se recusarem a comprar gasolina.. Além do que, se você não compra gasolina hoje... vai comprar MAIS amanhã. Era mais uma inconveniência ao próprio consumidor, que um problema para os vendedores.
MAS houve um economista brasileiro, muito criativo e com muita experiência em "relações de comércio e leis de mercado", que pensou nesta idéia relatada abaixo e propôs um plano que realmente funciona.
Nós precisamos de uma ação enérgica e agressiva para ensinar às produtoras de petróleo e derivados que são os COMPRADORES que, por serem milhões e maioria, controlam e ditam as regras do mercado, e não os VENDEDORES que são "meia-dúzia".
Com o preço da gasolina subindo mais a cada dia, nós, os consumidores, precisamos entrar rapidamente em ação!!
O único modo de chegarmos a ver o preço da gasolina diminuir é atingindo quem produz,na parte mais sensível do corpo humano: o BOLSO. Será não comprando a gasolina deles!!!
MAS COMO ??!!
Considerando que todos nós dependemos de nossos carros, e não podemos deixar de comprar gasolina, GNV, diesel ou álcool. Mas nós podemos promover um impacto tão forte a ponto dos preços dos combustíveis CAIREM, se todos juntos agirmos para
FORÇAR UMA GUERRA DE PREÇOS ENTRE ELES MESMOS.
É assim que o mercado age!!!
Isso é Lei de Mercado e Concorrência
Aqui está a idéia:
Para os próximo meses (janeiro / fevereiro / março...) não compre gasolina da principal fornecedora brasileira de derivados de petróleo, que é a PETROBRÁS (Postos BR).
Se ela tiver totalmente paralisada a venda de sua gasolina, estará inclinada e obrigada, por via de única opção que terá, a reduzir os preços de seus próprios produtos, para recuperar o seu mercado.
Se ela fizer isso, as outras companhias (Shell, Esso, Ipiranga, Texaco, etc...) terão que seguir o mesmo rumo, para não sucumbirem economicamente e perderem suas fatias de mercado.
Isso é absolutamente certo e já vimos várias vezes isso acontecer!
CHAMA-SE LEI DA OFERTA E DA PROCURA
Mas, para haver um grande impacto, nós precisamos alcançar milhões de consumidores da Petrobrás.
É realmente simples de se fazer!!
Continue abastecendo e consumindo normalmente!! Basta escolher qualquer outro posto ao invés de um BR (Petrobrás). Porque a BR?
Por tratar-se da maior companhia distribuidora hoje no Brasil e consequentemente com maior poder sobre o mercado e os preços praticados.
Mas não vá recuar agora... Leia mais e veja como é simples alcançar milhões de pessoas!!
Essa mensagem foi enviada a aproximadamente trinta pessoas. Se cada um de nós enviarmos a mesma mensagem para, pelo menos, dez pessoas a mais
(30 x 10 = 300)
e se cada um desses 300 enviar para pelo menos mais dez pessoas, (300 x 10 = 3.000),
e assim por diante, até que a mensagem alcance os necessários MILHÕES de consumidores!
É UMA "PROGRESSÃO GEOMÉTRICA" QUE EVOLUI RAPIDAMENTE E QUE VOCE CERTAMENTE JÁ CONHECE !!
Quanto tempo levaria a campanha?
Se cada um de nós repassarmos este e-mail para mais 10 pessoas A estimativa matemática (se voce repassá-la ainda hoje) é que dentro de 08 a 15 dias, teremos atingido, todos os presumíveis 30 MILHÕES* de consumidores da Petrobrás (BR),
(fonte da ANP - Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis)
Isto seria um impacto violento e de consequências invariavelmente conhecidas...
A BAIXA DOS PREÇOS
Agindo juntos, poderemos fazer a diferença.
Se isto fizer sentido para você, por favor, repasse esta mensagem, mesmo ficando inerte.
PARTICIPE DESTA CAMPANHA DE CIDADANIA ATÉ QUE ELES BAIXEM SEUS PREÇOS E OS MANTENHAM EM PATAMARES RAZOÁVEIS! ISTO REALMENTE FUNCIONA.
VOCÊ SABE QUE ELES AMAM OS LUCROS SEM SE PREOCUPAREM COM MAIS NADA!
O BRASIL CONTA COM VOCÊ!!!"
We are the champions
Ao ouvir esta canção interpretada pelo Fred Mercury, sempre sempre sempre imagino que o mesmo canta para si. Pode ser fantasia minha, quem é apaixonado pelo Queen e conhece a sua história sabe muito bem da pressão que foi para o Fred até conseguir se manter como o principal cantor da banda.
Como todos os integrantes da banda são cantores e também compositores, é natural que todos queiram participar a frente do microfone. Após brigas e brigas eles chegaram a seguinte conclusão:
QUEM COMPÕE - CANTA!
Beleza! Fred Mercuri dormia, comia, bebia, respirava e vivia todos os dias tentando criar canções. Como não né gente? Uma baita banda, com um dos guitarristas mais espetaculares da história deste instrumento e ótimas perspectivas de sucesso...
Só acho que estes caras são verdadeiros loucos, pois na minha opinião nada seguraria os impulsos artísticos de Fred Mercuri, uma sumidade!
Um campeão!
Mais que isso - Ana Carolina
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
A melodia é fantástica. O acompanhamento da Ana é bem malandrão. Sua mão direita ao violão é dígna de uma tremenda percussionista. Lembra muito as criações de Djavan. Violão de boteco mesmo, e dos bons!
A interpretação dela é especial, mas nem precisava tanto. Esta canção é muito bela, qualquer que conseguir cantá-la afinado já está valendo...
Um presentão! Valeu prima!
APRENDA A TOCAR VIOLÃO DE MODO RÁPIDO E SEM COMPLICAÇÕES!
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
CURSO DE VIOLÃO POPULAR
Em Cds didáticos e Manual
Por apenas R$ 69,90 ou em até 18x de R$3,88
Preço Promocional válido até 30/01/2010
Tudo que você precisa saber para tocar Violão está nesse curso, que foi elaborado por professores altamente qualificados e com anos de experiência no ensino musical. O curso é explicado passo a passo em aulas com textos, fotos, figuras e gráficos coloridos. Você pratica no instrumento juntamente com o professor, através das aulas gravadas e das lições contidas no E-book do curso que tem mais de 350 páginas de profundo ensino musical.
O aluno ainda conta com o suporte do Professor On-line para esclarecer todas as dúvidas. O curso é composto de 2 Cds acompanhados de um manual de estudos e abrange o nível Básico e Intermediário.
Veja abaixo o que você receberá ao adquirir o Curso:
1 CD com o CURSO DE VIOLÃO POPULAR ARTMAIA em formato E-books com mais de 350 paginas, e com todas as aulas gravadas com explicações detalhadas passo a passo pelo professor.
1 CD com diversos programas (sofwares) exclusivos e completos.
O aluno receberá ainda o seguinte material:
CURSO DE TEORIA MUSICAL ( Apostila completa com 255 paginas de explicações passo a passo)
2000 TABLATURAS COM MÚSICAS DE SUCESSO PARA EXERCICIOS
LIVRO DE REPERTÓRIO SELECIONADO - ( 1 livro com músicas de sucesso selecionadas para você tocar e praticar no instrumento )
AFINADORES ( 2 Afinadores virtuais Manual do Afinador )
METRÔNOMO VIRTUAL (Software exclusivo para exercicios)
DICIONÁRIO DE ACORDES ( Software exclusivo versão completa e original com senha para registro )
EDITOR DE TABLATURAS (Software exclusivo versão completa e original com senha para registro )
91 EXERCÍCIOS PRÁTICOS SELECIONADOS (Em formato Guitar Pro 5)
MÚSICAS CIFRADAS PARA EXERCÍCIOS (Mais de 900 músicas cifradas para você praticar com o curso)
SENHA DO SUPORTE PROFESSOR ON-LINE
SENHA DO FÓRUM ÁREA VIP ARTMAIA
APOSTILA APRENDA TUDO SOBRE ESCALAS ( Método prático com explicações passo a passo)
CARTEIRA DE ESTUDANTE
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
Nossos alunos recebem também uma senha de acesso ao exclusivo FÓRUM VIP ARTMAIA, onde são oferecidos mais de 300 arquivos completos para downloads como Programas de Música, Cursos, Songbooks, Dvds, Vídeo-aulas, métodos, revistas de música, exercícios, etc...
O curso é enviado via correios em 1 remessa completa.
Se você não sabe tocar Violão ou Guitarra, ou sabe muito pouco e quer aprender de verdade, através de um curso feito na medida certa para você, venha estudar conosco! O GRUPO ARTMAIA MUSIC, tem 12 anos de existência, com mais de 14 mil alunos cadastrados! Entre hoje mesmo para o maravilhoso mundo da música!
Esquecimento - Virgílio Azevedo
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
O meu artista de momento é o Virgílio Azevedo (meu conterrâneo)!!!
Vou revelar algo aqui. Eu dava aulas na esquina mais elegante de Uberlândia. É o quarteirão da cultura, entre Avenidas Afonso Pena e João Pinheiro. Eu digo quarteirão da cultura porque neste lugar, especialmente na rua Santos Dumont, é o endereço do Uberlândia Clube e do Teatro Rondon Pacheco. Ah! Casa da Dona Cora!!! Explica isso melhor Virgílio!
Então, nos horários de sair para comer uma quitandinha, eu quase sempre encontrava meu amigo por lá. O cara sempre olhando diferente, contemplativo, fino, meio desligado daquela loucura de centro de cidade... parecia sempre conectado no próximo samba...
E toda vez que este cara me via eu ganhava um super abraço. Puxa! Quanta saudade daquele tempo... Que energia ele transmitia!
O mais legal é que toda vez que ouço "Esquecimento", eu me emociono. Tudo se renova e todas essas emoções e belos momentos vividos perto desse meu grande amigo do peito se voltam e me enchem de alegria!
Muito obrigado pelo "Esquecimento"! (salve, salve Virgílio Azevedo!)
Resultado da enquete
VOCÊ JÁ TEVE AULA(S) DE VIOLÃO?
total de 38 votos. É uma quantidade expressiva. Acredito que é o suficiente para tirar algumas conclusões.
1 - SIM, MAS NÃO APRENDI NADA.
Foram 7 votos, um total de 18%.
É uma pena, pois a minha classe já deveria melhorar o seu rendimento. Acredito que a Educação Musical no Brasil ainda está engatinhando.
Cada pessoa ensina a seu modo e muitos professores de violão ainda não são formados. Acredito que hoje em dia, o professor de violão deve cursar uma faculdade de música.
Praticamente toda capital tem uma universidade federal que oferece esta formação de nível superior. Estas escolas hoje estão se empenhando e oferecendo cursos de Mestrado e Doutorado em Música.
Antigamente o professor de violão, em sua maioria era um aventureiro. Na contemporaneidade não cabe isso. Aquele que passa pela escola formal no mínimo faz questão de dar nomes às notas e acordes que os seus alunos realizam. Este professor, no mínimo respeita a imensa literatura universal e brasileira deste instrumento tão rico que é o violão.
Geralmente este perfil de "profissional" não estuda para ir à aula. Não veste a camisa de seu aluno. Não tem método.
AGORA,
O termo a luno, em sua origem quer dizer "sem luz".
Fica a reflexão.
2 - SIM E TOCO ATÉ HOJE.
São 15 votos, totalizando 39%.
Ótimo! Maravilha! Esta é resposta que sonho ouvir de 100% de meus futuros ex-alunos. Quanta pretenção heim?
Se este número aumenta, cresce a demanda e oportunidades para os meus colegas de profissão.
3 - NUNCA, MAS TENHO VONTADE DE APRENDER A TOCAR.
10 pessoas participaram. São 26% que simboliza a esperança, o gosto pelo violão, a paixão pela música!
Espero que estas pessoas possam um dia realizar o desejo de tocar para si, acompanhar uma bela canção debaixo da varanda ou na sacada do seu apartamento.
Ter o prazer das grandes descobertas artísticas e musicais, poder compartilhar com as pessoas mais especiais e no momento mais oportuno, deixar algo registrado para os seus descendentes.
4 - NUNCA, MAS NÃO TENHO VONTADE DE APRENDERA TOCAR.
Fe no me nal! Adorei o resultado. São apenas duas pessoas "desinteressadas". Pode ser que:
_ O violão não desperta algo maior no coração desta pessoa;
_ Pode ser que esta pessoa já dedica seus momentos a algum instrumento musical;
_ Pode ser que esta pessoa ama o violão e simplesmente prefere apreciar outra pessoa empunhando o "pinho";
Você quantifica isso.
5 - APRENDI A TOCAR VIOLÃO SEM FREQUENTAR UMA ESCOLA DE MÚSICA.
O número de TALENTOSOS é 4, toatlizando 10%.
Este é o sujeito que pode fazer a diferença. Parabéns companheiro!
Nosso país inventou o avião, o choro e transformou o futebol na oitava arte. Nossa rica fonte nos proporcionou o surgimento de verdadeiros gênios como Alberto Santos Dumont, Heitor Villa-Lobos e Edson Arantes do Nascimento Pelé!
Isso, levando em consideração os nomes mais populares, algo digno de TV, de folclore, porque não para por aí...
Estas referências remontam uma terra de gente altamente organizada de desenvolvida.
Infelismente são as excessões, porque no nosso glorioso País ainda não possuímos Escola.
Estamos caminhando. Torço para que no futuro, os talentosos queiram desenvolver suas habilidades, independentemente de $$, pois numa nação desenvolvida isso não deve ser a jóia principal, apenas uma consequência.
Muito obrigado a todos que participaram,
Fica aqui o carinho do professor.
Sonatina do Torroba nas mãos do Mestre
Se hoje o violão é um instrumento respeitado no mundo dos concertos, devemos agradecer a este senhor;
Se hoje tocamos num instrumento de cordas de nylon, ao invés de aço ou tripa de animal, devemos agradecer a ele;
Se hoje o violão tem um repertório totalmente conectado com o que a música erudita produz atualmente, também ...;
Se ...
Se ...
Se ...
Se ...
Senhoras e senhores eu lhes apresento o espanhol Andrés Segovia, um dos violonistas mais conhecidos e importantes de todos os tempos!
Uma pessoa que se fez referência, quando praticamente não existiam grandes figuras empunhando o violão.
Continua um grande referencial para vários aspectos da interpretação violonística. Destaque para sua tremenda sacada fraseológica e sonoridade nunca nunca nunca nunca atingida com tanta beleza por outros violonistas.
Seu repertório é o mais tocado até hoje.
Um gênio!
Desafinado solo
Que violão maluco!!! Adorei o cabeçote, o formato me agradou bastante, lembra os cabeçotes de alaúdes renascentistas.
E será que ele usa as cordas mais grossas? Não vou responder, prefiro que você pesquise isso no vídeo!
Mas eu respondo que este violonista tem uma necessidade de encaixar boas linhas de baixo em seus arranjos. Nada demais neste video, mas com certeza ele tem um trabalho direcionado. Arrisco que sua especialidade pode passar pela música barroca.
Melodicamente o nosso intérprete é bom, não deixa passar nada em seu arranjo e o balanço da bossa não é digno de um brasileiro. MAS, é gostoso ouvir sua ginga.
Tom Jobim se orgulharia dessa versão de sua obra-prima.
Escala, como já vimos anteriormente, é o conjunto de notas organizadas em ordem gradual de altura ascendente ou descendeste.
Existem muitos tipos de escalas usadas na nossa música tais como: Exóticas, Bebop, Símétricas, Pentatônicas, Hexatônias, Blues, etc. Entre muitas outras existentes em outras culturas musicas.
As principais escalas e bases para o nosso estudo de tonalidade são as Diatônicas e Cromáticas.
Escala Cromática
A escala cromática é composta por intervalos de semitons, ou seja de meio em meio tom, podendo ser temperada (em instrumentos de afinação no sistema temperado) ou harmônica ( em instrumentos de som não fixos).
Escala Diatônica
A Escala Diatônica é composta por intervalos de tons e semitons diatônicos. É a escala da tonalidade, por exemplo a escala diatônica de Dó maior é a escala no tom de Dó maior. É mais comum ser chamada apenas de escala maior (Tonalidade Maior) ou escala menor (Tonalidade Menor).
As Escalas Diatônicas podem ser: Maior, Menor (primitiva), Menor Harmônica e Menor Melódica.
Escalas Relativas
As Escalas Relativas são aquelas que possuem o mesmo conjunto de notas. Sempre uma maior será relativa de uma menor e vice-versa. Por exemplo: Dó maior é relativo de Lá menor e Lá menor é relativo de Dó Maior, porque estas duas escalas possuem as mesmas notas.
Exemplo:
Notas da escala de Dó Maior: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
Notas da escala de Lá Menor: Lá Si Dó Ré Mi Fá Sol
Veja abaixo as escalas relativas:
Dó Maior <===> Lá Menor
Ré b Maior <===> Si b Menor
Ré Maior <===> Si Menor
Mi b Maior <===> Dó Menor
Mi Maior <===> Do # Menor
Fá Maior <===> Ré Menor
Sol b Maior <===> Mi b Menor
Sol Maior <===> Mi Menor
Lá b Maior <===> Fá Menor
Lá Maior <===> Fá # Menor
Si b Maior <===> Sol Menor
Si Maior <===> Sol # Menor
Escalas Homônimas
Escalas Homônimas são aquelas que possuem o mesmo nome, ou seja, possuem a mesma tônica.
Exemplo: Dó Maior é homônima de Dó Menor
Escalas Enarmônicas
Escalas Enarmônicas são aquelas que possuem o mesmo som, mas com notação diferente. Exemplo:
Escala de Fá # Maior - Fá # - Sol # - Lá # - Si - Dó # - Ré # - Mi #
Escala de Sol b Maior - Sol b - Lá b - Si b - Dó b - Ré b - Mi b - Fá